Conecte-se conosco

Economia

Pix ganha aderência dos pequenos negócios e bate recorde em 2023

Foram realizadas 41,9 bilhões de transações em 2023.

Publicado

em

Com uma rápida aceitação por parte da população, tanto a quantidade de transações realizadas utilizando o Pix quanto o volume financeiro movimentado por esse meio de pagamento continuam a aumentar. De acordo com dados do Banco Central, ao longo de 2023, foram realizadas 41,9 bilhões de transações, totalizando R$ 17,2 trilhões movimentados. Esses números representam um recorde desde o lançamento do Pix, em fevereiro de 2020. Além disso, uma pesquisa do Sebrae revela que 41% dos clientes de pequenos negócios preferem essa modalidade de pagamento.

Um levantamento realizado pelo Sebrae no segundo trimestre do ano passado mostra que as atividades econômicas da Economia Criativa e do Artesanato são as que mais recebem pagamentos via Pix, com 63% e 62%, respectivamente. Também se destacam no topo desse ranking os segmentos de Academias e Atividades Físicas (54%), Beleza (52%) e Turismo (50%).

Cristina Vieira, analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, destaca que o uso do Pix facilita a vida dos empreendedores, pois trata-se de um pagamento instantâneo que cai na hora na conta do beneficiário, auxiliando no fluxo de caixa dos pequenos negócios e possibilitando decisões mais assertivas, como antecipar pagamentos ou negociar com fornecedores.

Ela também sugere que oferecer a opção de pagamento via Pix, com algum tipo de desconto, pode atrair mais clientes. No entanto, ressalta a importância de comunicar claramente essa estratégia aos clientes por meio de avisos e placas no estabelecimento.

Pix

Apesar das garantias de segurança fornecidas pelo Banco Central, é importante estar atento aos riscos de golpes. A praticidade e rapidez do Pix têm atraído a atenção de criminosos, que têm utilizado essa modalidade como isca para aplicar golpes, como no caso de falsos descontos para pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Cristina reforça a importância de verificar a origem dos pagamentos e evitar clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais a desconhecidos.

No último trimestre de 2023, o Pix registrou seu maior volume de operações, especialmente no dia 20 de dezembro, quando ocorreu o pagamento do 13º salário, totalizando 178 milhões de transações. As estatísticas também mostram que o Pix é mais utilizado em transações entre pessoas físicas (P2P), enquanto as pessoas jurídicas transacionam volumes financeiros mais altos, principalmente em negociações entre empresas (B2B).

(Com Agência Sebrae).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS