Conecte-se conosco

Saúde

Boa Notícia para Amantes de Cerveja: Estudo Mostra Benefícios

A bebida mais querida dos brasileiros pode ajudar a manter a saúde em dia.

Publicado

em

O brasileiro é um povo simplesmente apaixonado por cerveja, tanto que o nosso país está em terceiro lugar na lista de maiores consumidores deste produto, segundo informações de um relatório feito pela Kirin Holdings Company, divulgado em dezembro de 2022 cujos dados foram coletados em 2021.

Entretanto, o item ainda é cercado de tabus e até mesmo alguns preconceitos, mas pesquisas recentes revelaram que o seu consumo moderado pode, sim, ser benéfico para o organismo humano. Uma universidade alemã conduziu um estudo que descobriu que a cerveja possui a capacidade de ser mais eficiente que muitos alimentos probióticos.

Tal denominação é usada para definir insumos que possuem micro-organismos vivos bons para a saúde. Essas pequenas formas de vida são vitais para manter o equilíbrio e a manutenção da flora intestinal, uma vez que o funcionamento correto do nosso corpo é mantido pelas chamadas “bactérias boas“.

Como a pesquisa foi conduzida pelos alemães?

Conforme os responsáveis pela pesquisa, a cerveja contém uma abundância de aminoácidos essenciais, oligoelementos, vitaminas e diversas substâncias bioativas, que por sua vez são atuantes na regulação das nossas funções fisiológicas mais básicas.

“É bem sabido que a cerveja, como bebida alcoólica, pode causar sérios danos aos tecidos e órgãos”, afirmam os profissionais.

“No entanto, quando o consumo de álcool é controlado dentro de limites seguros, os nutrientes da cerveja e os efeitos combinados na microbiota intestinal têm um efeito positivo na regulação da função imunológica humana”, pontuam.

Resumindo, consumir a referida bebida de forma moderada traz vantagens para o organismo e os autores do trabalho ainda afirmam que futuramente, a cerveja poderá atuar até mesmo como regulador microbiológico ou método de terapia alternativa para tratar patologias crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão.

Entretanto, eles pontuam que para se chegar a tal nível são necessárias mais investigações. Lembrando que estamos falando de um produto milenar que existe desde a antiga Suméria, que para muitos historiadores foi a primeira civilização organizada da humanidade, situada na Mesopotâmia.

Inclusive, havia até mesmo uma divindade única para reger o preparo e ela se chamava Ninkasi, filha de Enki, um dos principais deuses do panteão sumério. Seu nome literalmente significa “senhora que enche a boca“, sendo uma das deidades mais adoradas daquele tempo.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS