Conecte-se conosco

Economia

PIB dos EUA cresce a ritmo recorde de 33,1% no 3º tri

Taxa representa o ritmo mais forte desde o início da série histórica em 1947.

Publicado

em

A economia dos Estados Unidos avançou a um ritmo recorde no terceiro trimestre após o governo liberar mais de 3 trilhões de dólares em pacote de alívio à pandemia, o que impulsionou os gastos dos consumidores, embora os efeitos da crise causada pela Covid-19 possam levar um ano ou mais para se extinguir.

O Departamento do Comércio norte-americano disse nesta quinta-feira que o Produto Interno Bruto cresceu 33,1% no trimestre passado, em taxa anualizada. O valor representa o ritmo mais forte desde o início da série histórica em 1947 e vem após uma queda inigualável de 31,4% trimestre anterior.

O resultado positivo deve ser usado pelo presidente Donald Trump como um sinal de retomada, a penas cinco dias da eleição presidencial no país.

Já a produção dos EUA segue abaixo do registrado no quarto trimestre de 2019, o que o candidato democrata, Joe Biden, poderá citar dispara argumentar que o impulso de crescimento está enfraquecendo.

A expectativa de economistas ouvidos pela Reuters era de crescimento do PIB em 31% no trimestre entre julho e setembro.

A disparada do PIB foi reflexo do pacote de resgate do governo, que forneceu ajuda a muitas empresas e desempregados, alimentando os gastos dos consumidores. Mas com a rodada chegando afim e o fracasso em conseguir um novo acordo, as coisas podem mudar.

O crescimento de novas infecções por Covid-19 em todo o país pode levar a novas medidas de restrição a empresas como restaurantes e bares.

Na semana encerrada em 24 de outubro, 751 mil pessoas entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego, contra 791 mil no período anterior, mostrou outro relatório do Departamento do Trabalho divulgado nesta quinta-feira.

Mesmo recuando do recorde de 6,867 milhões de pedidos visto em março, o número ainda é maior do que o pico de 665 mil registrado durante a Grande Recessão de 2007-09.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS