Conecte-se conosco

Commodities

Brasil está importando soja porque preço aumentando, diz Bolsonaro

Presidente também sinalizou que não vai interferir no mercado.

Publicado

em

Bolsonaro responde Lula e diz não ser negacionista ou terraplanista

O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo no final da noite de quarta-feira afirmando que o Brasil está importando soja por conta de uma alta nas cotações domésticas, mas que não deve interferir no mercado.

“Importamos 400 mil toneladas de arroz dos Estados Unidos. Estamos importando agora soja porque o preço está subindo. Se eu tabelar óleo de soja vai deixar de ter na prateleira”, disse Bolsonaro.

O presidente não detalhou volumes de importações de soja ou origens do produto, e o volume citado para o arroz pertence à cota para importações isentas de tarifas do Mercosul, após os preços dispararem a níveis recordes, como vem ocorrendo com a oleaginosa.

As importações de soja pelo Brasil, maior produtor e exportador global da oleaginosa, totalizaram 528 mil toneladas de janeiro a setembro, de acordo com dados do governo. Entre os maiores fornecedores estão países do Mercosul, especialmente o Paraguai.

As especulações que os EUA pudessem ser fornecedores do produto vem crescendo desde que o Brasil permitiu a mportações de soja sem tarifa de fora do Mercosul, onde as compras já não pagam tarifas.

As compras brasileiras seguem-se de exportações estimuladas pela forte demanda da China e câmbio favorável a embarques, que encolheram este ano os estoques no país, que tem como principal produto de exportação a soja.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS