Finanças
Veja Como Acessar o FGTS Digital e Consultar Seu Saldo
O acesso pode ser feito plenamente do conforto de casa.
Neste mês, o governo federal implementou um novo sistema do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), chamado FGTS Digital. O recurso é principalmente voltado para empregadores e deverá facilitar a prestação de contas e o pagamento do benefício aos funcionários.
A plataforma é totalmente integrada e permite depósitos por meio de Pix, além da elaboração de procurações e emissão de guias. Segundo Luiz Marinho, ministro do Trabalho, isso deve fazer com que os empresários poupem cerca de 36 horas mensais em tempo gasto com o recolhimento de valores e reduzirá R$ 144 milhões em faturas.
Para ter acesso à ferramenta, será necessário possuir uma conta de nível prata ou ouro no site Gov.br. Conforme as estimativas do poder público, quase 4,5 milhões de empreendedores e 50 milhões de trabalhadores deverão ser impactados com a medida, segundo palavras de Alexandre Amorim, presidente da Serpro.
Como utilizar o FGTS Digital
Para conseguir acessar o sistema, é preciso ter uma conta Gov.br nos níveis citados no texto acima (ouro ou prata), além de acessar a página do Ministério do Trabalho e pressionar a opção “Acesse” na tela inicial. Vejamos então o passo a passo:
- Abra o navegador e acesse o site do FGTS Digital.
- Digite seu CPF e senha previamente cadastrada no Gov.br.
- Após isso, você será direcionado para o painel da webpage.
Ao efetuar o acesso pela primeira vez, o cidadão será direcionado a uma sessão chamada “Dados do Empregador“, um local onde será necessário fornecer algumas informações cadastrais para que os demais módulos possam ser visitados.
Lembrando que todos os MEIs (Microempreendedores Individuais), empresas e empregadores de trabalhadores domésticos precisam utilizar o FGTS Digital e efetuar os pagamentos do programa ali.
Quando um patrão fornecer os detalhes da folha de pagamento e elementos contratuais no eSocial, terá acesso a um ecossistema completamente integrado que gerará guias personalizadas, além da possibilidade de solicitar parcelamentos e estornos.
Agora, para elaborar uma procuração por essa plataforma é bastante simples. Esse documento permite que alguém conceda poderes e funções para que outro indivíduo cumpra obrigações legais em seu nome. Dessa forma, um empregador poderá permitir que seu contador pague as cifras do FGTS por ele, por exemplo.
Assim, é só clicar na alternativa “Procurações” quando estiver acessando a modalidade ou no SPE (Sistema de Procuração Eletrônica) e seguir as instruções a seguir. Confira:
- Acesse a página de procurações pela plataforma do FGTS Digital ou SPE;
- Aperte no botão de criar uma nova procuração;
- Preencha as informações do “Outorgante” (o empregador);
- Preencha os dados do “Outorgado” (aquele que fará a procuração);
- Preencha o período de validade da procuração;
- Assine o documento digital.

-
Finanças2 dias atrás
5 melhores cartões de crédito para quem ama viajar
-
Política8 horas atrás
STF promove mudanças significativas em regras de herança e promoções públicas
-
Economia1 dia atrás
É verdade que quem está no CadÚnico pode ganhar celular e chip de graça?
-
Moedas2 dias atrás
Se você tem essas notas do real, pode estar segurando uma raridade!
-
Automobilística1 dia atrás
Fórmula 1 não é para qualquer bolso: veja quanto custa virar piloto
-
Economia1 dia atrás
Pix também parcela, dá troco e muito mais — veja os novos recursos!
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Deixar de bater ponto pode impactar o salário? Conheça regras e soluções
-
Finanças1 dia atrás
Fraudes em financiamento imobiliário ameaçam famílias no Brasil