Economia
Perícia médica sem sair de casa? Entenda a novidade do INSS para 2024
Confira quais são os benefícios que podem ser liberados por meio de perícias médicas feitas on-line, graças ao uso da telemedicina.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou mudanças para quem precisa de auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade permanente ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Agora, esses benefícios podem ser liberados por meio de perícias médicas feitas on-line, graças ao uso da telemedicina.
Essa novidade foi divulgada em uma portaria do Ministério da Previdência Social e representa um dos esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para agilizar o atendimento e diminuir as longas filas de espera por perícias médicas.
Começando pelo nordeste
O programa piloto dessa nova modalidade de perícia vai começar pela região Nordeste. O objetivo é agendar exames em locais onde não há médicos peritos disponíveis. O Ministério da Previdência espera que, até o final deste semestre, seja possível realizar até 50 mil teleperícias por mês.
Critérios para as teleperícias
As perícias on-line serão oferecidas em agências da Previdência onde é difícil ter médicos peritos disponíveis, nos locais com longas filas de espera e onde a infraestrutura tecnológica permita a realização dessas consultas à distância.
A portaria menciona que a medida vem após a sanção da lei que busca enfrentar a fila de espera por esses serviços e pode também servir de complemento à análise de documentos pelo sistema Atestmed, que tem suas limitações.
Opiniões sobre a medida
Especialistas na área da Previdência veem a iniciativa como um progresso importante. Eles apontam que as perícias on-line podem beneficiar especialmente quem mora em lugares de difícil acesso, ajudando a reduzir as filas tanto no INSS quanto na Justiça.
“A perícia médica precisa ser modernizada. Ela é hoje o grande entrave da Justiça, e um dos grandes temas é justamente o benefício por incapacidade”, destaca a advogada Adriane Bramente, especialista em Previdência.
No entanto, há preocupações com a possibilidade de fraudes e com a necessidade de manter algumas perícias de forma presencial. A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) expressou ceticismo, afirmando que a infraestrutura tecnológica atual não suporta a implementação da teleperícia como prometida.
Como funcionará a perícia on-line
Para solicitar a perícia médica on-line, o cidadão incapacitado para o trabalho deve usar o aplicativo ou site Meu INSS, enviando toda a documentação necessária.
Caso o Atestmed não seja suficiente para a liberação do benefício, o INSS agendará uma perícia, que poderá ser feita on-line. A telemedicina permitirá que o médico do INSS realize a consulta à distância, via videoconferência, evitando que o segurado precise deslocar-se.
Atestado para auxílio-doença pela internet
O atestado médico necessário para o processo deve seguir certas diretrizes, como estar sem rasuras, conter todas as informações relevantes sobre o diagnóstico, a assinatura do profissional (podendo ser eletrônica), além da identificação clara do médico ou dentista.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp