Curiosidades
Bocejos contagiante: a razão científica de por que você não resiste
Ainda que pareça apenas uma reação curiosa, o motivo por trás dos bocejos contagiantes intriga até mesmo os cientistas.
Sabe aquele momento em que alguém ao seu lado boceja e, de repente, você se pega bocejando também? Acontece que esse fenômeno vai muito além de uma simples coincidência e é algo que todos nós experimentamos, incluindo certos animais. Apesar de ser uma reação bastante comum, o porquê disso acontecer ainda deixa muitos cientistas coçando a cabeça.
Por que bocejamos ao ver alguém bocejar?
Pesquisadores acreditam que tudo se deve a uma região especial no nosso cérebro chamada córtex-pré-motor. Dentro dessa área, existem os chamados neurônios-espelho. Esses neurônios têm a função de nos fazer espelhar ações que observamos em outras pessoas. Ou seja, ao presenciar alguém bocejando, esses neurônios são ativados e nos fazem bocejar também, em um reflexo que mal conseguimos controlar.
O lado bom de não copiar tudo
Felizmente, nosso cérebro é sábio o suficiente para colocar limites nessa capacidade de imitação. Se não fosse por isso, estaríamos repetindo cada ação que vemos, o que seria um caos, não é verdade?
Quando o bocejo é um sinal de algo mais
Por outro lado, se você notar que os bocejos estão mais frequentes do que o usual, é bom prestar atenção. Isso pode ser um indicativo de que você está enfrentando problemas de sono, sentindo um cansaço crônico ou até sofrendo de uma oxigenação baixa no sangue. Esses sinais não devem ser ignorados, pois indicam que é hora de checar a sua saúde e melhorar a qualidade do seu descanso noturno.
O contagioso mundo do bocejo
Então, quando um bocejo contagioso te pegar, vale lembrar que é tudo parte de como estamos conectados uns aos outros, graças aos incríveis neurônios-espelho do nosso cérebro. E se você notou que deu vontade de bocejar só de ler sobre isso, não se surpreenda; essa é apenas mais uma prova de quão contagiante um bocejo pode ser.

-
Mundo1 dia atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Tecnologia14 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio10 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Agronegócio1 dia atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano1 dia atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor