Economia
Desconto na conta de luz: quem tem direito e como solicitar?
Atualmente, são mais de 24 milhões de pessoas elegíveis para esse benefício, que visa reduzir os gastos com energia elétrica.
Milhões de brasileiros têm direito a um desconto na conta de luz, um alívio bem-vindo que muitos ainda não conhecem ou não sabem como solicitar. Atualmente, são mais de 24 milhões de pessoas elegíveis para esse benefício, que visa reduzir os gastos com energia elétrica. Mas como funciona esse desconto e o que fazer para obtê-lo?
O que você precisa saber sobre o desconto
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aponta que 24,9 milhões de brasileiros podem ter um desconto em suas contas de luz, uma iniciativa válida em todo o território nacional, independente da fornecedora de energia.
O programa Tarifa Social de Energia Elétrica, do Ministério das Minas e Energia e iniciado em 2002, tem o objetivo de ajudar famílias de baixa renda, oferecendo descontos que variam de 10% a 100% conforme o consumo mensal.
Quem tem direito ao desconto na conta de luz?
Para aproveitar essa economia na conta de luz, é preciso enquadrar-se em alguns critérios específicos. Veja se você se encaixa em algum dos perfis abaixo:
- Famílias de baixa renda: Aquelas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda per capita de até meio salário mínimo.
- Uso de equipamentos elétricos vitais: Famílias com renda de até três salários mínimos cadastradas no CadÚnico, que tenham membros necessitando de equipamentos elétricos essenciais para a vida.
- Beneficiários do BPC: Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social também está apto a receber o desconto.
Como solicitar o desconto?
Se você se enquadra em algum desses grupos, não deixe de buscar o desconto ao qual tem direito. A solicitação deve ser feita junto à sua fornecedora de energia, apresentando os documentos que comprovem sua elegibilidade conforme os critérios do programa Tarifa Social. É uma oportunidade de fazer seu dinheiro render mais, reduzindo os custos mensais de uma despesa essencial como a energia elétrica.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia2 dias atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia12 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia18 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?