Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras: Decisão sobre dividendos ainda é incerta

Companhia é uma estatal.

Publicado

em

A decisão sobre o pagamento dos dividendos extraordinários da Petrobras (PETR4; PETR3) está sendo ponderada levando em consideração o plano de investimentos da estatal.

De acordo com o Estadão, o governo ainda não determinou o formato da distribuição e a questão pode ser decidida pelo conselho administrativo da empresa. Uma fonte afirmou que o foco principal tem sido verificar se há liquidez suficiente para sustentar o plano de investimentos.

Mais tarde, Haddad declarou que o caixa da empresa está sólido, porém destacou que o plano da Petrobras é desafiador, considerando o estado deteriorado em que se encontrava a companhia.

Cai, não cai

O mercado financeiro observa atento à possibilidade de o CEO Jean Paul Prates ser substituído pelo economista Aluizio Mercadante, membro histórico do PT e atualmente presidindo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A ingerência do governo sobre a companhia tem feito suas ações oscilarem na bolsa de valores, e isso mais do que o convencional, apesar de elas estarem reportando alta. O sobe e desce do ativo e todo o ruído político no entorno da estatal deixa os acionistas em polvorosa.

Petrobras (PETR3; PETR4)

Ontem a companhia informou que está avaliando tecnicamente a minuta do edital colocada em consulta pública, conforme a prática habitual sempre que são oferecidas alternativas em relação ao contencioso tributário.

A notícia veiculada na mídia refere-se a um contencioso tributário de relevante e ampla controvérsia jurídica, relacionado à possível incidência do IRRF, da CIDE, do PIS e da Cofins sobre remessas ao exterior nos contratos de afretamento de plataformas.

“Qualquer decisão sobre a adesão à transação tributária proposta será baseada em análises técnicas rigorosas e avaliação de viabilidade econômica, em conformidade com a Política Tributária da Petrobras, os procedimentos internos e o rito de governança aplicáveis à avaliação da proposta. Qualquer desenvolvimento relevante será prontamente comunicado ao mercado”, destacou, em nota.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS