Automobilística
Manual ou automático? Conheça outros tipos de transmissão veicular
Descubra os diversos tipos de transmissão de carros que vão além do automático e manual. Entenda como funcionam, qual o melhor tipo de lubrificante e muito mais!
Você já ouviu falar sobre os cinco tipos de transmissão de carros que vão muito além dos tradicionais automáticos e manuais?
Embora muitas pessoas associem carros apenas a esses dois tipos de transmissão, a verdade é que o mercado automotivo oferece uma variedade impressionante de opções. Vamos falar sobre cada um desses tipos de transmissão, seu funcionamento e o melhor tipo de lubrificante para cada um deles.
Muito além de automático e manual: os tipos de transmissão de carros
-
Transmissão manual: a mais tradicional, onde o condutor precisa passar manualmente as marchas de acordo com a velocidade e desempenho exigido do veículo.
-
Transmissão automatizada: similar à manual, mas com um sistema que automatiza as trocas de marchas. Ainda requer a intervenção do condutor em certas situações.
-
Transmissão de dupla embreagem: oferece trocas de marchas mais rápidas e eficientes, contribuindo para a economia de combustível.
-
Transmissão Continuamente Variável (CVT): simula uma quantidade infinita de relações de marcha, proporcionando uma condução suave e eficiente.
-
Transmissão automática convencional: combina sistemas hidráulicos, eletrônicos e mecânicos para trocas de marchas suaves e eficientes.
Funcionamento e lubrificantes
-
Transmissão manual: requer o uso de lubrificantes com grau de viscosidade SAW, com tendência para baixa viscosidade em todos os sistemas.
-
Transmissão automatizada: o tipo de lubrificante pode variar conforme as especificações de cada fabricante.
-
Transmissão de dupla embreagem: recomenda-se o uso de lubrificantes de embreagem úmida, que resistam à oxidação e altas temperaturas.
-
Transmissão CVT: o lubrificante adequado é o Multi CVTF, embora possa variar de acordo com as orientações das montadoras.
-
Transmissão automática convencional: requer lubrificantes de alto desempenho devido à sua combinação de sistemas hidráulicos, eletrônicos e mecânicos, incluindo um conversor de torque.
Conhecer os diferentes tipos de transmissão de carros não apenas amplia o conhecimento sobre o funcionamento dos veículos, mas também pode ajudar na escolha do modelo mais adequado às suas necessidades e preferências de condução.
Esta matéria contém informações de Garagem360.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025