Conecte-se conosco

Automobilística

Economia ou problema? Como a nova composição da gasolina afeta o desempenho do carro

Mudança faz parte de um conjunto de seis projetos de lei focados em tornar nossos combustíveis mais sustentáveis.

Publicado

em

Nas próximas semanas, um debate importante acontecerá na Câmara dos Deputados: a possibilidade de aumentar a quantidade de etanol na gasolina de 27,5% para 35%. Isso faz parte de um conjunto de seis projetos de lei focados em tornar nossos combustíveis mais sustentáveis, incluindo também o aumento na mistura de biodiesel no diesel, de 15% para até 25% até 2031.

Essa mudança, sugerida pelo governo atual, começou a ser discutida em maio de 2023 e tem dois objetivos claros: tornar o Brasil mais independente em termos de energia e avançar na luta contra a mudança climática, usando combustíveis que poluem menos.

Impactos para o motorista

Mas o que isso significa para quem tem carro? Primeiramente, para os carros flex, que podem rodar tanto com gasolina quanto com etanol, a Anfavea (associação das montadoras) garante que não há problema. Eles foram feitos pensando nessa flexibilidade.

No entanto, há uma preocupação com os carros mais antigos ou importados que rodam somente com gasolina. Ainda segundo a Anfavea: “Não vemos problemas para os veículos flex, que já são projetados para qualquer mistura de gasolina e etanol. Porém, para veículos a gasolina, importados ou aqueles nacionais mais antigos, entendemos que testes de avaliação deveriam ser feitos antes de se autorizar o aumento do percentual de etanol na gasolina.”

E quanto ao meio ambiente?

A Copersucar estima que o aumento do etanol na gasolina pode elevar o uso desse biocombustível em 1,3 bilhão de litros por ano, evitando a emissão de mais de 2,8 milhões de toneladas de CO2.

Isso é ótimo para o planeta, mas o professor Renato Romio alerta para a necessidade de verificar como essa nova mistura afetará os carros a gasolina, especialmente em termos de desgaste das peças e emissões de outros poluentes.

A história já nos deu uma lição em 2015, quando o teor de etanol na gasolina subiu para 27,5%, e não houve problemas significativos para os motores a gasolina. Mas, e o consumo e o preço do combustível, como ficam?

Espera-se que o consumo aumente um pouco, já que o etanol tem menos energia que a gasolina pura. Porém, isso não significa necessariamente que gastaremos mais, tudo depende de como será a política de preços.

Falando em preço, muitos fatores influenciam o custo da gasolina, incluindo o custo de produção do etanol. Em momentos de crise, como a hídrica de 2021, o preço do etanol pode subir, afetando o preço da gasolina. Ainda não sabemos ao certo como o preço será afetado com a nova mistura, mas se o passado servir de lição, a mudança pode não significar combustível mais barato para o consumidor.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS