Economia
Greve Federal: Governo propõe aumento a professores
Elevação seria entre 13,3% e 31% até 2026.
Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta de aumento salarial entre 13,3% e 31% até 2026, com os reajustes iniciando apenas em 2025.
Os índices de reajuste não serão unificados, variando conforme a categoria dos professores. Aqueles com salários mais altos receberão o aumento mínimo de 13,3%, enquanto os que ganham menos terão um reajuste máximo de 31%. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), esta é a última oferta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para os docentes.
Considerando o reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal em 2023, o MGI informou que o aumento total acumulado até 2026 ficará entre 23% e 43%. A pasta destacou que a nova proposta melhora as condições em todos os cenários, garantindo que os professores terão um aumento acima da inflação projetada de 15% entre 2023 e 2026.
Greve Federal
A proposta anterior do governo previa um reajuste zero em 2024, seguido de 9% em 2025 e 3,5% em 2026. Com o reajuste linear de 9% concedido no ano passado, o aumento total chegaria a 21,5% ao longo de quatro anos.
Com a nova proposta em mãos, o Andes realizará novas assembleias para definir a resposta, que deverá ser dada até o dia 27 deste mês. Inicialmente, os professores reivindicavam um reajuste salarial de 22,71%, a ser pago ainda no segundo semestre deste ano.
Além do aumento salarial, os professores também exigem que o governo recomponha o orçamento das universidades federais e revogue normas prejudiciais à carreira docente, implementadas pelo governo anterior. Na próxima terça-feira (21), o MGI se reunirá com os técnicos administrativos das instituições de ensino superior, em greve desde o início de março, para apresentar uma proposta.
Servidores
Um servidor federal é um funcionário público que trabalha para o governo federal, desempenhando funções em diversas áreas e instituições administradas pelo governo central de um país. No Brasil, os servidores federais são empregados de órgãos e entidades da administração direta, autarquias, fundações públicas, e empresas públicas federais.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia8 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo16 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Tecnologia5 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?