Economia
4 maiores economias do mundo em 2024, segundo o FMI
De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), somente um país europeu está na lista, acompanhado de duas economias asiáticas. Entenda!
O Fundo Monetário Internacional (FMI) tem um papel crucial ao monitorar e analisar as mudanças da economia global e acaba de divulgar sua atualização anual das maiores economias do mundo.
Para entender as dinâmicas econômicas globais e identificar quais países estão liderando em termos de Produto Interno Bruto (PIB), o FMI lista as maiores economias do mundo, essas informações foram atualizadas revelando surpresas e confirmando tendências.
Entenda quais economias têm se destacado e quais implicações essas mudanças podem gerar no cenário econômico global.
Veja quais as 4 maiores economias do mundo em 2024 – Imagem: SomYuZu/Shutterstock/Reprodução
O papel e a importância do FMI
O FMI é uma instituição financeira internacional, fundada em 1944, e tem como missões principais promover a cooperação econômica internacional, facilitar o comércio internacional, assegurar a estabilidade cambial e ajudar na correção de problemas na balança de pagamentos dos países membros.
Um dos seus papéis é a supervisão econômica, monitorando a economia global e a de cada um dos seus 190 países membros.
A instituição oferece assistência financeira a países que enfrentam dificuldades econômicas através de empréstimos geralmente condicionados a políticas econômicas para corrigir os desequilíbrios financeiros e restaurar o crescimento econômico sustentável.
Fornece assistência técnica e capacitação aos países membros, além de ser uma fonte importante de pesquisa econômica e publicações de relatórios com análises detalhadas sobre a economia global.
Lista das maiores economias do mundo em 2024
A atualização da lista das maiores economias do mundo é um dos relatórios mais aguardados, pois oferece insights valiosos sobre a distribuição do poder econômico global e as tendências de crescimento.
1. Estados Unidos
Sem surpresas, os Estados Unidos, com um PIB que ultrapassa os 25 trilhões de dólares, mantêm a posição de maior economia do planeta, com seu robusto mercado interno, inovação tecnológica e influência global.
2. China
No segundo lugar está a China, com seu PIB próximo a 18 trilhões de dólares, que tem competido arduamente na tentativa de ultrapassar os EUA.
Seu crescimento impressionante nas últimas décadas foi impulsionado por uma combinação de industrialização rápida, urbanização e investimentos em infraestrutura e tecnologia.
3. Japão
O Japão conta com um PIB de 5 trilhões de dólares e mantém a sua força em setores como o tecnológico, automotivo e de eletrônicos, investindo muito em pesquisa e desenvolvimento.
É um país que enfrenta desafios demográficos, mas ainda assim continua a ser uma força econômica significativa.
4. Alemanha
Conhecida como o “motor da Europa”, a Alemanha ocupa o quarto lugar com seu PIB de cerca de 4 trilhões de dólares e uma economia caracterizada por uma forte base industrial.

-
Tecnologia6 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo15 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira