Conecte-se conosco

Economia

PL pode ajudar idosos a comprarem carros zero com superdesconto

PL prevê mais acessibilidade a pessoas idosas na aquisição de um veículo.

Publicado

em

Conforme o tempo e a idade avançam, muitos idosos encontram dificuldades para se locomover ou até mesmo realizar tarefas do dia a dia.

Nesse sentido, ter um carro próprio facilita a vida dessas pessoas, garantindo mais autonomia e independência. Porém, o custo de adquirir um veículo zero km pode ser um empecilho para muitos idosos.

O que diz o novo Projeto de Lei

Diante desse cenário, a proposta do Projeto de Lei (PL) 2937/2020 vem como uma ótima notícia para os idosos brasileiros.

A possibilidade de ter a isenção do IPI na compra de um carro novo poderá tornar esse sonho mais acessível para essa parcela da população.

Atualmente, apenas pessoas com deficiência podem comprar veículos sem o IPI – Imagem: reprodução

Além disso, o benefício poderá ser utilizado uma vez a cada 5 anos, o que garante uma ajuda financeira recorrente aos idosos.

Vale a pena enfatizar que a medida visa não apenas beneficiar os idosos, mas também impulsionar a indústria automotiva e a economia do país.

A estimativa é de que a isenção do IPI possa aquecer o mercado de veículos novos e gerar impactos positivos em diversos setores.

No entanto, o PL ainda aguarda aprovação na Câmara dos Deputados, mesmo após ter recebido o aval da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.

Hoje, a única categoria de pessoas que possui a isenção de IPI na compra de veículos novos são aquelas com deficiência (PCD).

Estender esse benefício aos idosos é uma forma de reconhecimento e valorização daqueles que contribuíram ao longo da vida para a sociedade.

Além disso, idosos com algumas patologias comuns da idade avançada já contam com benefícios para a compra de carros zero, o que demonstra a importância de se pensar em medidas capazes de auxiliar a parcela da população.

Por isso, a aprovação do PL 2937/2020 é fundamental para garantir mais qualidade de vida e melhora na locomoção dos idosos brasileiros.

Esperamos que o Congresso Nacional dê a devida atenção à proposta e que ela seja aprovada em breve.

Assim, os idosos podem desfrutar desse benefício e conquistar mais independência e conforto em seu dia a dia.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS