Conecte-se conosco

Agronegócio

Agroindústria brasileira teve o melhor mês em abril; confira

Levantamento da FGV.

Publicado

em

O vice-presidente Geraldo Alckmin celebrou no sábado (22) os dados divulgados pelo Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro). “A agroindústria brasileira teve o melhor mês de abril em dez anos e o melhor quadrimestre desde 2018”, escreveu ele em seu perfil na rede social X.

Alckmin destacou que os setores de alimentos e bebidas registraram o maior crescimento da série histórica, com um aumento de 13,2%, enquanto os biocombustíveis tiveram um aumento de 27,4% e os produtos têxteis cresceram 14,5%.

“Fortalecer a nossa agroindústria é um compromisso do presidente Lula, pois significa agregar valor aos nossos produtos, gerando emprego e renda, além de reduzir a insegurança alimentar”, acrescentou o vice-presidente.

Agroindústria brasileira

Os dados da FGV Agro mostram que, em abril de 2024, a produção agroindustrial teve uma expansão de 12,1% em comparação com abril de 2023, marcando o maior crescimento para o mês desde 2013.

“Ao contrário do que ocorreu em março, o número de dias úteis em abril de 2024 foi maior do que em 2023, o que certamente contribuiu para o resultado positivo do mês”, avaliou a entidade.

Em comparação com março de 2024, a agroindústria também apresentou um crescimento de 0,8%, já considerando os ajustes sazonais. Com isso, até abril de 2024, a produção agroindustrial acumula uma alta de 4,1% em relação ao mesmo período de 2023, registrando o melhor primeiro quadrimestre desde 2018.

O setor

A agroindústria é o setor econômico que engloba todas as atividades relacionadas à transformação de produtos oriundos da agricultura e pecuária em bens de consumo final ou intermediário. Isso inclui desde o processamento de alimentos e bebidas até a produção de biocombustíveis, têxteis, e outros produtos derivados de matérias-primas agrícolas.

A agroindústria agrega valor aos produtos primários, gera empregos, impulsiona a economia e pode contribuir significativamente para a redução da insegurança alimentar. Ela é crucial para o desenvolvimento econômico, pois integra as cadeias produtivas do campo à indústria, promovendo a modernização e eficiência do setor agrícola.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS