Empresas
Lava Jato: Acordo de leniências tem prazo para conclusão
Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu um prazo adicional de 30 dias para a finalização da proposta de conciliação sobre os novos termos dos acordos de leniência da Operação Lava Jato.
Mendonça atendeu ao pedido da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU) para estender o prazo para a conclusão da conciliação.
As empresas firmaram os acordos durante o auge da Lava Jato, mas agora alegam falta de recursos para realizar os pagamentos de forma regular. Algumas das empreiteiras investigadas estão em recuperação judicial.
No mês passado, a CGU e a AGU informaram ao Supremo que está em andamento uma proposta considerando a capacidade de pagamento das empresas.
Lava Jato
De acordo com a proposta, as empresas podem ser isentas de multa moratória sobre as parcelas vencidas, ter isenção de juros moratórios sobre o saldo devedor até 31 de maio deste ano e a possibilidade de utilizar créditos de prejuízo fiscal. Os descontos não poderão exceder 50% do saldo devedor.
Em fevereiro deste ano, André Mendonça deu um prazo de 60 dias para que os órgãos públicos e as empresas interessadas renegociassem os termos dos acordos de leniência.
O ministro também determinou a suspensão de quaisquer sanções caso as empresas atrasem os pagamentos acordados dentro do novo prazo.
Pelos acordos de leniência, as empresas concordam em ressarcir o erário e colaborar com as investigações em troca de benefícios, como a possibilidade de continuar firmando contratos com a administração pública.
A operação
A Lava Jato foi uma operação de investigação conduzida pela Polícia Federal do Brasil, iniciada em março de 2014, com o objetivo de desmantelar um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que envolvia a Petrobras, a maior estatal do país, diversas empreiteiras, políticos e empresários.
As investigações revelaram um amplo esquema de propinas e superfaturamento de contratos, onde as empreiteiras pagavam subornos a executivos da Petrobras e a políticos em troca de contratos e favores. A operação teve um impacto significativo na política e na economia brasileira, resultando em diversas prisões, acordos de delação premiada, acordos de leniência e a recuperação de bilhões de reais desviados.
A Lava Jato foi a maior investigação de corrupção da história do Brasil e levou à condenação de figuras proeminentes, incluindo ex-presidentes, governadores, senadores e empresários influentes.
(Com Agência Brasil).
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025