Conecte-se conosco

Política

10 cidades com maior transparência em política pública, segundo ITGP

Apenas uma cidade gabaritou o índice da Transparência Internacional.

Publicado

em

Quando se pensa em políticas sociais, a transparência na gestão pública é um aspecto fundamental para uma sociedade democrática e participativa.

De acordo com o mais recente Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) da Transparência Internacional, apenas seis capitais brasileiras receberam uma nota ‘boa’ ou ‘ótima’ em transparência.

Isso levanta preocupações sobre a falta de divulgação de informações importantes para o controle social e a fiscalização dos recursos públicos. Vamos entender melhor a seguir!

Ranking das cidades mais transparentes do país

O levantamento destacou a falta de dados adequados sobre emendas parlamentares, salários de servidores municipais, contratações emergenciais, divulgação de agendas de prefeitos e incentivos fiscais em grande parte das prefeituras.

Tais informações são imprescindíveis para garantir a accountability e a transparência na gestão pública, permitindo que a sociedade civil e os órgãos de controle acompanhem de perto as ações dos gestores municipais.

A falta de transparência pode acarretar ou aumentar a corrupção – Imagem: reprodução

A avaliação do ITGP vai de 0 a 100 e apenas a capital do Espírito Santo, Vitória, atingiu a pontuação máxima, com 99 pontos.

Outras cinco capitais, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e João Pessoa, foram classificadas com notas ‘boas’, entre 71 e 80 pontos.

Por outro lado, capitais como Macapá, Teresina, Belém, Boa Vista, Rio Branco e Natal tiveram os piores resultados, com pontuações abaixo de 40 pontos. Confira abaixo as 10 cidades com melhor pontuação:

  1. Vitória – 99 pontos;

  2. Recife – 80 pontos;

  3. São Paulo – 78 pontos;

  4. Rio de Janeiro – 76 pontos;

  5. Belo Horizonte – 75 pontos;

  6. João Pessoa – 72 pontos;

  7. Maceió – 37 pontos;

  8. Teresina – 33 pontos;

  9. Belém – 31 pontos;

  10. Boa Vista – 29 pontos.

A falta de transparência em setores como obras públicas e emendas parlamentares pode facilitar a manipulação de informações, desvio de verbas e favorecimento de projetos que beneficiam interesses políticos específicos.

Em ano eleitoral, essa falta de transparência se torna ainda mais preocupante, podendo comprometer a integridade do processo eleitoral e distorcer a vontade popular nas urnas.

A Transparência Internacional ressaltou a importância da divulgação de informações completas sobre as emendas parlamentares, em especial as Emendas Pix, que permitem a transferência de recursos públicos sem a apresentação de projeto, e das emendas dos vereadores ao orçamento municipal.

A transparência é uma ferramenta importante para fortalecer a democracia e garantir a prestação de contas dos gestores públicos à sociedade.

É fundamental que as prefeituras brasileiras priorizem a transparência e disponibilizem informações completas e acessíveis sobre suas ações, gastos e projetos.

Somente com a participação ativa da sociedade civil e o acompanhamento rigoroso dos órgãos de controle será possível garantir uma gestão pública eficiente, ética e responsável.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS