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Curiosidades

Este relógio é tão caro quem nem milionários conseguem comprar

Para fabricação do acessório foram necessários 11 anos, materiais caros e mão de obra especializada.

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A Patek Philippe, prestigiada marca suíça de relógios de luxo, criou um modelo que, de tão caro, é inacessível até para alguns bilionários.

O Grandmaster Chime é um modelo de pulso avaliado em cerca de US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 274 milhões).

O preço em si já chama a atenção, mas os detalhes do relógio também são surpreendentes. O tempo de construção do item foi de 11 anos, pois se trata de um trabalho meticuloso e artesanal.

A Patek Philippe revelou que o desenvolvimento, a produção e montagem de sua nova peça demandaram cerca de 100 mil horas de trabalho.

O relógio, composto por 1.366 peças internas e 108 joias, é cuidadosamente montado por relojoeiros altamente experientes, que posicionam cada componente com extrema precisão.

Relógio é marcado por detalhes e produção artesanal sofisticada – Foto: Divulgação

Design é diferenciado

O design do Grandmaster Chime inclui uma estrutura de duas faces que operam de forma independente. Com um simples giro no núcleo do relógio, o usuário consegue alternar entre os dois lados.

Um dos lados mostra a tradicional função de exibir datas e horas, enquanto o outro oferece um calendário perpétuo, incluindo um mostrador de 24 horas e a indicação do ano em quatro dígitos.

Os dois lados do Grandmaster Chime são fabricados em ouro sólido de 18 quilates e estão disponíveis em acabamentos detalhados nas cores preto, azul ou bege.

O Grandmaster Chime conta com 20 complicações diferentes. Elas consistem em pequenos mostradores adicionais que fornecem informações como segundos, dias da semana e outras funções detalhadas.

Ele ainda incorpora seis inovações patenteadas. Entre elas estão um alarme despertador com batida de hora, um seletor de modo de mecanismo da batida, um repetidor de data e um mostrador do ano com quatro algarismos.

Marcas luxuosas

Apesar de não terem um relógio tão caro quanto o Grandmaster, outras marcas também são conhecidas por seus itens caros e luxuosos, entre elas, destacam-se.

Rolex

Conhecida por sua precisão e durabilidade, a Rolex oferece modelos que variam entre US$ 5 mil e US$ 75 mil, com algumas edições limitadas ultrapassando US$ 500 mil.

Audemars Pigue

Famosa por sua linha Royal Oak, a Audemars Piguet tem preços que vão de US$ 20 mil a US$ 100 mil, com modelos especiais que podem alcançar US$ 1 milhão.

Richard Mille

Renomada por seus designs inovadores e tecnologia avançada, os preços dos relógios Richard Mille começam em US$ 80 mil e podem ultrapassar os US$ 2 milhões.

Vacheron Constantin

Com uma história que remonta a 1755, os relógios Vacheron Constantin são conhecidos por sua complexidade e elegância, com preços variando de US$ 20 mil a US$ 500 mil.

Porque os relógios são caros assim

Mas o que exatamente faz um item como esse ser tão valorizado? Vários fatores contribuem para o alto valor de um relógio de luxo:

  • Materiais de alta qualidade: relógios de luxo são frequentemente feitos de metais preciosos como ouro e platina, e muitas vezes incorporam joias e pedras preciosas;

  • Complexidade mecânica: relógios com complicações adicionais, como calendários perpétuos, fases da lua e turbilhões, exigem um alto nível de habilidade para serem construídos e são muito valorizados;

  • Artesanato e mão de obra: a fabricação de um relógio de luxo envolve milhares de horas de trabalho artesanal. A precisão e o cuidado necessários para montar cada peça aumentam significativamente seu valor;

  • Prestígio da marca: marcas com uma longa história e reputação de excelência, como Patek Philippe e Rolex, adicionam valor devido à confiança e prestígio associados a seus nomes;

  • Edições limitadas: edições limitadas ou peças únicas são especialmente valorizadas por colecionadores e entusiastas.

A combinação desses fatores resulta em relógios que não são apenas instrumentos de medição do tempo, mas verdadeiras obras de arte e engenharia, valorizadas tanto pelo seu design quanto pela sua raridade e exclusividade.

Natália Macedo é graduada em Jornalismo, possui MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. Mineira de Belo Horizonte, é apaixonada pelo Universo Geek e pelo mundo da música e entretenimento. Além disso, ama escrever e informar de maneira leve e democrática.

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