Economia
Cosméticos: Empresas terão novas regras
Determinação da Anvisa.
Uma nova resolução da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece diretrizes atualizadas de boas práticas para as empresas fabricantes de cosméticos. O objetivo é aprimorar a segurança e o monitoramento dos produtos permitidos no país, assegurando que potenciais riscos à saúde sejam identificados e gerenciados de maneira eficaz e em tempo adequado. A resolução entrará em vigor em doze meses.
O termo “cosmetovigilância” é empregado pela Anvisa para se referir ao processo de vigilância e monitoramento após a comercialização e o uso dos produtos pelos consumidores. Esse monitoramento abrangerá atividades como identificação, notificação, avaliação, investigação, monitoramento, comunicação e prevenção de reações adversas decorrentes do uso de cosméticos em condições normais ou razoavelmente previsíveis.
Os principais aspectos da resolução incluem a definição clara das responsabilidades das empresas do setor e a criação de um sistema robusto de cosmetovigilância, composto por seis requisitos mínimos obrigatórios: coleta, avaliação, investigação e notificação de eventos graves.
Cosméticos
Cada empresa deverá designar um profissional responsável pela cosmetovigilância, além de seguir um prazo específico para notificação à Anvisa. Medidas para mitigar riscos também deverão ser implantadas quando forem identificados problemas de segurança nos produtos cosméticos.
A Anvisa destacou que essa resolução representa um avanço significativo, visando modernizar o marco regulatório do setor de cosméticos em alinhamento com as melhores práticas internacionais.
O mercado brasileiro de cosméticos, higiene e produtos de beleza movimenta aproximadamente R$ 200 bilhões por ano, com previsão de crescimento sustentável, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações brasileiras totalizaram US$ 284,1 milhões. Globalmente, o mercado de cosméticos gera US$ 500 bilhões por ano.
As cinco maiores empresas de cosméticos do mundo são:
- L’Oréal Paris – US$ 13,6 bilhões
- Gillette – US$ 7,2 bilhões
- Nivea – US$ 6,2 bilhões
- Clinique – US$ 6 bilhões
- Chanel – US$ 5,8 bilhões
No Brasil, as principais empresas do setor são:
- Natura Cosméticos
- Grupo Boticário
- L’Oréal Brasil
- Reckitt Benckiser Industrial
- Procter & Gamble
(Com Agência Brasil).
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