Commodities
Preços do petróleo avançam após Trump declarar vitória antes do resultado oficial das eleições
Eventual vitória de Trump é considerada como altista para o setor devido a sanções sobre o Irã e apoio aos cortes de oferta liderados pelos sauditas na Opep para suportar os preços.
Os preços do petróleo tiveram alta superior a 2% nesta quarta-feira, 04, após o presidente dos Estados Unidos Donald Trump ter declarado vitória nas acirradas eleições norte-americanas, cujo resultado final ainda não está definido, com milhões de votos para serem contados.
Uma eventual vitória de Trump é considerada como altista para o setor de petróleo devido a sanções sobre o Irã e seu apoio aos cortes de oferta liderados pelos sauditas na Opep para suportar os preços.
Já caso o democrata Joe Biden seja eleito, a visão do mercado seria baixista devido a suas políticas “verdes” e a um posicionamento mais leve em relação ao Irã.
Às 8:02 (horário de Brasília), o petróleo Brent tinha alta de 0,95 dólar, o que corresponde a 2,39%, a 40,66 dólares por barril. Já o petróleo dos Estados Unidos avançava 0,88 dólar, ou 2,34%, a 38,54 dólares por barril.
Trump declarou sua vitória falsamente após seu rival Biden ter afirmado que estava confiante em levar a disputa. No entanto, a eleição não deve ser resolvida até que alguns Estados terminem de contar votos nas próximas horas ou dias.
“Isso (potencial vitória de Trump) é altista para o petróleo, uma vez que a Opep+ pode continuar cortando oferta sem medo de que a produção do Irã vá voltar ao mercado tão cedo”, afirmou Bjarne Schieldrop, da SEB.
Os preços também foram impulsionados pelas notícias de que produtores da Opep e a Rússia estão considerando adiar um planejado aumento na oferta de petróleo da Opep+ a partir de janeiro, devido à segunda onda de coronavírus que tem impactado a recuperação da demanda por combustíveis.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia16 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política19 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira