Cotidiano
Anatel: 0303 irá reduzir telefonemas indesejáveis
Agência Nacional de Telecomunicações.
A partir de 5 de janeiro de 2025, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai ampliar o uso do prefixo 0303, que atualmente identifica chamadas de televendas, para todas as empresas que realizam um grande volume de ligações telefônicas, independentemente do motivo. A medida tem como objetivo reduzir as ligações indesejadas de telemarketing, que têm gerado incômodo para os consumidores.
De acordo com as novas regras, qualquer empresa ou organização que faça mais de 10 mil chamadas diárias deverá adotar o prefixo 0303 em suas ligações. Caso não cumpram a determinação, essas empresas terão suas chamadas bloqueadas.
A Anatel explicou que essa iniciativa busca equilibrar as regras aplicadas entre diferentes setores e facilitar a fiscalização, além de melhorar a experiência do consumidor. As prestadoras de telecomunicações serão responsáveis por monitorar e identificar os responsáveis por grandes volumes de chamadas, enquanto a Anatel supervisionará o processo.
Anatel
Estudos da agência apontaram que o volume excessivo de chamadas indesejadas é gerado por um número limitado de empresas, que se aproveitam do anonimato para insistir em ligações ao consumidor. Como nem todas as chamadas feitas por essas empresas são destinadas ao consumidor final, a Anatel permitirá que até 10% das ligações sejam realizadas com numeração convencional, para casos como contatos internos ou com fornecedores.
Além da obrigatoriedade do 0303, a Anatel oferece a alternativa de “origem verificada”, uma tecnologia que permite ao consumidor visualizar na tela do celular, além do número, a identificação da empresa responsável pela chamada. Segundo a agência, essa funcionalidade já está em fase de testes e terá adesão progressiva por empresas e fabricantes de celulares.
Desde 2022, a Anatel vem adotando medidas para reduzir o volume de ligações indesejadas, como o bloqueio de usuários reincidentes e a cobrança de chamadas curtas de até três segundos, o que gerou uma queda significativa nesse tipo de contato. Além disso, a agência lançou o portal “Qual Empresa me Ligou”, onde os consumidores podem verificar qual empresa está ligando para seus números fixos ou móveis.
A medida faz parte de um esforço contínuo da Anatel para melhorar a transparência e dar mais controle aos consumidores sobre as chamadas que recebem.
(Com Agência Brasil).

-
Bancos17 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF13 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia9 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Empresas5 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação