Economia
Cancelar internet e telefonia vai ficar mais fácil
Comissão de Transparência, Governança e Fiscalização.
A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) está prestes a emitir um parecer sobre o Projeto de Lei 804/2024, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que visa facilitar o cancelamento de serviços como telefonia, internet e TV a cabo. O projeto ainda aguarda a designação de um relator na comissão.
O PL propõe incluir no Código de Defesa do Consumidor (CDC) o direito de cancelar a prestação de serviços em até 15 dias após a formalização do pedido, com o encerramento imediato da cobrança da mensalidade. As empresas prestadoras deverão disponibilizar canais específicos para que o consumidor possa efetuar o cancelamento.
Além disso, a proposta considera prática abusiva a recusa ou a não efetivação do cancelamento do serviço e do contrato no prazo de 15 dias após o pedido do consumidor.
Internet e telefonia
O projeto também incorpora uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determina que a multa por rescisão de contratos de fidelização deve ser proporcional ao período restante de carência. Para o senador Ciro Nogueira, algumas operadoras impõem cláusulas de fidelidade com multas excessivas para quem descumpre o contrato.
Nogueira destacou que o STJ já decidiu que a cobrança integral de multas rescisórias em contratos de telecomunicações com cláusula de permanência mínima é considerada abusiva, e que a multa deve ser calculada de forma proporcional ao período restante de fidelidade.
O projeto recebeu uma emenda do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que prevê que o canal destinado ao cancelamento de serviços deve ter a mesma qualidade e tempo de espera dos canais voltados para novas contratações.
CDC
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é a lei brasileira que regula as relações de consumo, estabelecendo direitos e deveres tanto para os consumidores quanto para os fornecedores de bens e serviços. Criado pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, o CDC tem como principal objetivo proteger o consumidor, considerado a parte mais vulnerável nas relações de consumo, garantindo transparência, segurança e respeito. O código aborda questões como a oferta de produtos, contratos, práticas abusivas, publicidade, e também define mecanismos para a reparação de danos. Além disso, o CDC prevê a criação de órgãos e instrumentos para a fiscalização e aplicação de suas normas, como os Procons, assegurando que os direitos do consumidor sejam efetivamente respeitados.
(Com Agência Senado).

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Finanças3 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Automobilística1 dia atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Economia2 dias atrás
Qual cidade brasileira tem a pior qualidade de vida do país?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Profissōes: quais áreas tiveram os maiores aumentos salariais ano passado?