Empresas
Rede social X solicita ao STF desbloqueio no Brasil
Empresa do megaempresário Elon Musk.
A rede social X, pertencente ao bilionário Elon Musk, protocolou dia 26 um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para retomar suas operações no Brasil. A empresa afirmou ter cumprido todas as exigências impostas pela Corte que levaram à suspensão de suas atividades no país.
A plataforma foi bloqueada no final de agosto por ordem do ministro Alexandre de Moraes, após descumprir determinações judiciais relacionadas à remoção de conteúdos e contas, além de não ter nomeado um representante legal no Brasil. A decisão foi posteriormente ratificada pela Primeira Turma do STF.
Em sua defesa, a rede social informou ter apresentado no último sábado os documentos complementares solicitados pelo ministro. Entre eles, a nomeação da advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como representante legal, o pagamento de R$ 18 milhões em multas por descumprimento de ordens judiciais e o bloqueio de nove contas ligadas a investigações criminais.
Rede social X
Até o momento, não há prazo definido para que o ministro Alexandre de Moraes decida sobre a reativação da plataforma no país.
O conflito entre a rede social X, de propriedade de Elon Musk, e o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil surgiu após a plataforma não cumprir decisões judiciais emitidas pela Corte. O STF, por meio do ministro Alexandre de Moraes, ordenou que a rede social retirasse determinados conteúdos e contas que estariam envolvidas em investigações criminais. Além disso, a plataforma não havia nomeado um representante legal no Brasil, como exigido pela legislação. Diante do descumprimento, Moraes determinou a suspensão das atividades da X no país no final de agosto de 2024, uma medida posteriormente confirmada pela Primeira Turma do STF. A empresa, em resposta, alegou ter tomado as medidas necessárias para atender às exigências, como o bloqueio de contas investigadas, o pagamento de multas no valor de R$ 18 milhões e a nomeação de uma representante legal. Mesmo assim, a rede social permaneceu bloqueada enquanto aguardava uma nova decisão do STF sobre o restabelecimento de suas operações no Brasil.

-
Economia18 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Agronegócio16 horas atrás
Brasil vai congelar? Massa de ar polar coloca colheitas em risco com frio histórico
-
Carreira2 dias atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia1 dia atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças1 dia atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Economia22 horas atrás
É verdade que o Pix Automático vai substituir cartões de débito e crédito?
-
Finanças2 dias atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?