Conecte-se conosco

Empresas

NASA e SpaceX adiam lançamento de missão à lua de Júpiter

Trata-se da Europa Clipper.

Publicado

em

Imagem mostra a sede da SpaceX.

A NASA e a SpaceX anunciaram o adiamento do lançamento da missão Europa Clipper, programada para partir da Flórida dia 10, em razão da possível influência do furacão Milton.

O ciclone tropical, que se formou no golfo do México durante o último fim de semana, deve atingir a costa oeste da Flórida na próxima semana. As previsões indicam que a tempestade atravessará a península em direção ao leste, trazendo chuvas e ventos fortes para a região de Cabo Canaveral.

Tim Dunn, gestor do programa de serviços de lançamento da NASA, explicou que, após a passagem do furacão, a próxima oportunidade de lançamento da missão emblemática será definida após uma avaliação das instalações e as ações de recuperação.

NASA e SpaceX

Na sexta-feira, a Europa Clipper foi transferida para o hangar da plataforma de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, como parte dos preparativos finais para a sua viagem à lua gelada de Júpiter. Segundo a NASA, a espaçonave está segura e o centro iniciou no domingo os preparativos para a chegada do furacão.

A Europa Clipper, a maior nave espacial já construída pela NASA para exploração planetária, terá a missão de orbitar a lua Europa e investigar a possibilidade de que ela possa sustentar vida. Após a decolagem do Centro Espacial Kennedy, a espaçonave percorrerá cerca de 2,9 bilhões de quilômetros até Júpiter, com chegada prevista para 2030. Os cientistas acreditam que Europa possui condições adequadas à vida, como água, energia e elementos químicos, sob sua superfície.

A NASA está considerando novas datas para o lançamento da missão, que terá uma duração estimada de quatro anos, até o dia 6 de novembro.

A Agência

A NASA, ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, é a agência espacial dos Estados Unidos, responsável pela pesquisa e desenvolvimento em aeronautica e exploração espacial. Fundada em 29 de julho de 1958, a NASA surgiu em resposta ao avanço da União Soviética na corrida espacial, destacando-se pela missão Apollo, que levou os primeiros humanos à Lua em 1969.

A agência é conhecida por suas inovações tecnológicas e contribuições científicas, que incluem o desenvolvimento de satélites, sondas espaciais e telescópios, como o Hubble. Além das missões tripuladas, a NASA também investe em projetos de pesquisa sobre a Terra, o clima e a exploração de outros planetas, como Marte e Júpiter, ampliando nosso entendimento sobre o universo e o potencial de vida em outros corpos celestes. A NASA colabora frequentemente com outras agências espaciais, universidades e instituições de pesquisa ao redor do mundo.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS