Conecte-se conosco

Empresas

Governo dos EUA cogita desmembrar o Google

Departamento de Justiça dos EUA.

Publicado

em

As medidas propostas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos para reduzir a dominância do Google nos serviços de busca podem enfraquecer seu principal motor de lucros e retardar seus avanços em inteligência artificial, de acordo com analistas. No entanto, o impacto dessas ações pode levar anos para se concretizar. A informação é da Reuters.

O Departamento de Justiça indicou na terça-feira que pode solicitar a um juiz que ordene a separação de partes do negócio do Google, como o navegador Chrome e o sistema operacional Android. O governo argumenta que essas ferramentas são utilizadas para manter o monopólio da empresa no mercado de buscas online. Além disso, os promotores consideram outras alternativas, como impedir o Google de coletar dados sensíveis dos usuários, exigir que compartilhe seus resultados de busca com concorrentes e permitir que sites optem por não ter seu conteúdo usado no treinamento de produtos de IA. Também está em análise a possibilidade de obrigar a empresa a se reportar a um comitê técnico nomeado pelo tribunal.

Essas medidas poderiam impactar diretamente o núcleo do império digital do Google, reduzindo suas receitas e dando espaço para que concorrentes cresçam. Gil Luria, diretor administrativo e analista sênior de software da D.A. Davidson, afirmou que “o Departamento de Justiça está revertendo a fórmula de sucesso do Google e determinado a desmantelá-la.”

Google

Os analistas alertam que as restrições relacionadas à inteligência artificial podem ser particularmente prejudiciais para o Google, que já enfrenta competição de startups como OpenAI, criadora do ChatGPT, e Perplexity, que opera um motor de busca baseado em IA. Estima-se que a participação do Google no mercado de anúncios de busca nos EUA caia abaixo de 50% até 2025, segundo a eMarketer, algo que não acontecia há mais de uma década.

Mark Shmulik, analista da Bernstein, destacou que “a última coisa que o Google precisa agora, na batalha pela IA, é lutar com uma mão amarrada pelos reguladores.”

Rivais como DuckDuckGo, Microsoft Bing e empresas de IA como Meta e Amazon também podem se beneficiar dessas medidas, ganhando mais espaço no mercado competitivo.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS