Conecte-se conosco

Economia

População ocupada do Brasil está nos maiores níveis em 10 anos

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Publicado

em

Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado dia 9, revela que a população ocupada no Brasil atingiu os níveis mais altos em 10 anos. A pesquisa, baseada em dados da PNAD Contínua do IBGE, mostra que a força de trabalho no segundo trimestre de 2024 alcançou 109,4 milhões de pessoas, com 101,8 milhões de trabalhadores ocupados. No terceiro trimestre, esse número subiu para 102,5 milhões, marcando um novo recorde.

O levantamento também destaca o crescimento do emprego formal, que aumentou 4% em comparação ao segundo trimestre de 2023. De acordo com o Novo Caged, foram criadas 1,7 milhão de novas vagas com carteira assinada, representando um aumento de 3,8% no período.

A taxa de desocupação caiu para 6,9%, o menor nível desde 2014, enquanto o desemprego de longo prazo e o desalento também apresentaram reduções. No entanto, o estudo aponta que, apesar dos avanços, há desafios a serem superados, como a alta taxa de inatividade, que atinge 66,7 milhões de pessoas, incluindo 3,2 milhões que desistiram de buscar emprego por desalento.

População ocupada do Brasil

Entre os setores econômicos, transporte, informática e serviços pessoais foram os que mais contribuíram para o aumento do emprego formal, enquanto agropecuária, serviços domésticos e utilidade pública registraram quedas.

A renda média teve um crescimento real de 5,8% no segundo trimestre de 2024, chegando a R$ 3.214, e a massa salarial real aumentou 9,2%, totalizando R$ 322,6 bilhões.

Apesar das melhorias, o Ipea ressalta a necessidade de políticas públicas mais eficazes para reintegrar a população inativa ao mercado de trabalho, além de enfrentar problemas estruturais, como a informalidade e as desigualdades regionais, de gênero e raça. O setor agropecuário, em especial, segue enfrentando dificuldades, com sua nona queda consecutiva na população ocupada.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS