Mercado de Trabalho
Quer trabalhar em marketing? Veja os cargos mais aquecidos
Transformação digital impulsionou o marketing, aumentando a demanda por especialistas e integração de áreas.
Nos últimos anos, a transformação digital acelerou a passos largos, impulsionada em grande parte pela pandemia de covid-19.
O marketing digital, uma vertente que já vinha crescendo, tornou-se ainda mais central para as empresas. Funções como head of growth e analistas de marketing digital ganharam destaque, conforme apontado em estudo da Robert Half.
Com o avanço da tecnologia e mudanças nos padrões de consumo, empresas precisaram se adaptar rapidamente ao novo cenário. A competição por atenção, engajamento e preferência dos consumidores tornou-se intensificada.
Assim, o desafio de oferecer o produto certo, na hora e lugar adequados, ficou ainda mais evidente.
A área de marketing se destaca no pós-pandemia. – Imagem: Freepik/Reprodução
Essa mudança de paradigma impactou diretamente a estrutura das equipes de marketing. Os profissionais dessa área são agora requisitados a desenvolver habilidades novas e aperfeiçoar suas capacidades.
Com isso, a demanda por especialistas em marketing digital cresceu consideravelmente desde 2020.
Crescimento dos cargos em marketing digital
Conforme levantamento exclusivo da Robert Half, funções relacionadas ao marketing digital, como growth, analista, customer experience (CX) e user experience (UX), destacam-se pela alta procura.
- Head of Growth.
- Analista de Martech.
- Analista de Marketing Digital SEO e SEM.
- Analista de CX.
- Analista de BI.
- Gerente geral.
- Coordenador de Marketing Digital.
- Analista de Marketing.
- Executivo de Contas.
- Analista CRM.
- Gerente de Produtos Digitais.
O marketing digital evoluiu para um papel multidisciplinar, integrando-se a outras áreas como finanças e TI.
Executivos precisam tomar decisões baseadas em dados, um cenário que, antes da pandemia, se desenhava de forma mais cautelosa.
Agora, analistas de BI, por exemplo, estão presentes em diversos departamentos, evidenciando a importância de dados detalhados para otimizar campanhas e estratégias.
O futuro do marketing digital
A transformação digital não apenas trouxe novas funções, mas também elevou a complexidade das operações de marketing.
Por sua vez, esse cenário, que abrange desde o aumento da demanda por analistas de BI até a integração de diferentes áreas, reflete uma mudança permanente no mundo dos negócios.
Com a evolução contínua da tecnologia e o comportamento dos consumidores em constante mudança, as empresas devem permanecer ágeis e adaptáveis.
O futuro do marketing digital está intrinsecamente ligado à capacidade de inovação e à habilidade de interpretar dados para garantir sucesso estratégico.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio12 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças19 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer