Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Quer trabalhar em marketing? Veja os cargos mais aquecidos

Transformação digital impulsionou o marketing, aumentando a demanda por especialistas e integração de áreas.

Publicado

em

Nos últimos anos, a transformação digital acelerou a passos largos, impulsionada em grande parte pela pandemia de covid-19.

O marketing digital, uma vertente que já vinha crescendo, tornou-se ainda mais central para as empresas. Funções como head of growth e analistas de marketing digital ganharam destaque, conforme apontado em estudo da Robert Half.

Com o avanço da tecnologia e mudanças nos padrões de consumo, empresas precisaram se adaptar rapidamente ao novo cenário. A competição por atenção, engajamento e preferência dos consumidores tornou-se intensificada.

Assim, o desafio de oferecer o produto certo, na hora e lugar adequados, ficou ainda mais evidente.

A área de marketing se destaca no pós-pandemia. – Imagem: Freepik/Reprodução

Essa mudança de paradigma impactou diretamente a estrutura das equipes de marketing. Os profissionais dessa área são agora requisitados a desenvolver habilidades novas e aperfeiçoar suas capacidades.

Com isso, a demanda por especialistas em marketing digital cresceu consideravelmente desde 2020.

Crescimento dos cargos em marketing digital

Conforme levantamento exclusivo da Robert Half, funções relacionadas ao marketing digital, como growth, analista, customer experience (CX) e user experience (UX), destacam-se pela alta procura.

  1. Head of Growth.
  2. Analista de Martech.
  3. Analista de Marketing Digital SEO e SEM.
  4. Analista de CX.
  5. Analista de BI.
  6. Gerente geral.
  7. Coordenador de Marketing Digital.
  8. Analista de Marketing.
  9. Executivo de Contas.
  10. Analista CRM.
  11. Gerente de Produtos Digitais.

O marketing digital evoluiu para um papel multidisciplinar, integrando-se a outras áreas como finanças e TI.

Executivos precisam tomar decisões baseadas em dados, um cenário que, antes da pandemia, se desenhava de forma mais cautelosa.

Agora, analistas de BI, por exemplo, estão presentes em diversos departamentos, evidenciando a importância de dados detalhados para otimizar campanhas e estratégias.

O futuro do marketing digital

A transformação digital não apenas trouxe novas funções, mas também elevou a complexidade das operações de marketing.

Por sua vez, esse cenário, que abrange desde o aumento da demanda por analistas de BI até a integração de diferentes áreas, reflete uma mudança permanente no mundo dos negócios.

Com a evolução contínua da tecnologia e o comportamento dos consumidores em constante mudança, as empresas devem permanecer ágeis e adaptáveis.

O futuro do marketing digital está intrinsecamente ligado à capacidade de inovação e à habilidade de interpretar dados para garantir sucesso estratégico.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS