Mercado de Trabalho
Quer trabalhar em marketing? Veja os cargos mais aquecidos
Transformação digital impulsionou o marketing, aumentando a demanda por especialistas e integração de áreas.
Nos últimos anos, a transformação digital acelerou a passos largos, impulsionada em grande parte pela pandemia de covid-19.
O marketing digital, uma vertente que já vinha crescendo, tornou-se ainda mais central para as empresas. Funções como head of growth e analistas de marketing digital ganharam destaque, conforme apontado em estudo da Robert Half.
Com o avanço da tecnologia e mudanças nos padrões de consumo, empresas precisaram se adaptar rapidamente ao novo cenário. A competição por atenção, engajamento e preferência dos consumidores tornou-se intensificada.
Assim, o desafio de oferecer o produto certo, na hora e lugar adequados, ficou ainda mais evidente.
A área de marketing se destaca no pós-pandemia. – Imagem: Freepik/Reprodução
Essa mudança de paradigma impactou diretamente a estrutura das equipes de marketing. Os profissionais dessa área são agora requisitados a desenvolver habilidades novas e aperfeiçoar suas capacidades.
Com isso, a demanda por especialistas em marketing digital cresceu consideravelmente desde 2020.
Crescimento dos cargos em marketing digital
Conforme levantamento exclusivo da Robert Half, funções relacionadas ao marketing digital, como growth, analista, customer experience (CX) e user experience (UX), destacam-se pela alta procura.
- Head of Growth.
- Analista de Martech.
- Analista de Marketing Digital SEO e SEM.
- Analista de CX.
- Analista de BI.
- Gerente geral.
- Coordenador de Marketing Digital.
- Analista de Marketing.
- Executivo de Contas.
- Analista CRM.
- Gerente de Produtos Digitais.
O marketing digital evoluiu para um papel multidisciplinar, integrando-se a outras áreas como finanças e TI.
Executivos precisam tomar decisões baseadas em dados, um cenário que, antes da pandemia, se desenhava de forma mais cautelosa.
Agora, analistas de BI, por exemplo, estão presentes em diversos departamentos, evidenciando a importância de dados detalhados para otimizar campanhas e estratégias.
O futuro do marketing digital
A transformação digital não apenas trouxe novas funções, mas também elevou a complexidade das operações de marketing.
Por sua vez, esse cenário, que abrange desde o aumento da demanda por analistas de BI até a integração de diferentes áreas, reflete uma mudança permanente no mundo dos negócios.
Com a evolução contínua da tecnologia e o comportamento dos consumidores em constante mudança, as empresas devem permanecer ágeis e adaptáveis.
O futuro do marketing digital está intrinsecamente ligado à capacidade de inovação e à habilidade de interpretar dados para garantir sucesso estratégico.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS