Conecte-se conosco

Bancos

Atividade econômica sobe 0,2% em agosto

Dados do IBC-Br.

Publicado

em

A atividade econômica em agosto registrou uma alta de 0,2% em comparação a julho, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado dia 14. O IBC-Br é considerado um indicador do Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma dos bens e serviços produzidos no país.

Em julho, a economia havia recuado 0,4%, conforme o mesmo índice. Em relação a agosto de 2023, o IBC-Br apresentou crescimento de 3%. No acumulado de 12 meses, o índice avançou 2,5%, enquanto, no acumulado do ano, registrou alta de 2,9%.

No trimestre encerrado em agosto, o IBC-Br mostrou crescimento de 1,5% em relação ao trimestre anterior e uma alta de 4% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O IBC-Br é considerado uma prévia do PIB, que é calculado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice monitora mensalmente a atividade econômica e antecipa possíveis pressões inflacionárias.

O IBGE: Atividade econômica

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma instituição pública responsável por coletar, analisar e disseminar dados estatísticos e geográficos do Brasil. Criado em 1936, o IBGE tem como principal função fornecer informações essenciais para o planejamento e a execução de políticas públicas e para a análise econômica e social do país.

Ele realiza pesquisas sobre temas diversos, como demografia, economia, trabalho, educação, saúde, entre outros, além de ser o responsável pela realização do Censo Demográfico, que coleta dados detalhados sobre a população brasileira. O IBGE também elabora importantes indicadores, como o Produto Interno Bruto (PIB), a taxa de desemprego e índices de preços, como o IPCA, que mede a inflação oficial do país. Suas atividades contribuem para o conhecimento da realidade socioeconômica do Brasil e servem de base para o desenvolvimento de políticas públicas e tomadas de decisão no setor privado.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS