Investimentos
Brasil lança plataforma para atrair investimentos verdes
Iniciativa da Fazenda.
O Brasil lançou uma nova plataforma para atrair investimentos em projetos ambientais e sociais, chamada Plataforma de Investimentos em Transformação Climática e Ecológica (BIP). A iniciativa foi apresentada pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, em Washington, dia 23. A ferramenta visa facilitar o acesso de investidores, tanto nacionais quanto estrangeiros, a projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável e que estejam alinhados com o Plano de Transformação Ecológica.
Os projetos listados na plataforma serão validados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e receberão um selo verde, garantindo que atendem aos critérios do plano. Segundo o BNDES e o Ministério da Fazenda, essa certificação assegura que os projetos estão comprometidos com a neutralização das emissões de gases de efeito estufa até 2050 e com as estratégias do Plano Clima, que traça metas de enfrentamento às mudanças climáticas até 2035.
Fernando Haddad destacou que a plataforma marca um novo momento para a agenda climática no Brasil, resultado de um ano e meio de trabalho para criar marcos regulatórios e financeiros que incentivam os investimentos verdes. Marina Silva, por sua vez, afirmou que a BIP é um dos frutos da Força-tarefa para a mobilização global contra a mudança do clima, uma iniciativa da presidência brasileira no G20.
Investimentos Verdes
A plataforma permitirá que investidores, financiadores públicos e privados, e instituições financeiras globais se conectem a projetos ambientais e sociais, criando uma ponte entre recursos financeiros e oportunidades de desenvolvimento sustentável. Empreendedores interessados em incluir seus projetos no BIP devem entrar em contato com o BNDES, que avaliará a viabilidade de cada proposta.
O desenvolvimento da BIP envolveu a colaboração de vários ministérios e o apoio de organizações internacionais, como a Bloomberg Philanthropies, a Aliança Financeira de Glasgow para o Net Zero (Gfanz), e o Fundo Verde para o Clima (GCF). O lançamento ocorreu em um evento paralelo à reunião de ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, e também contou com a participação de Haddad e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.
(Com Agência Brasil).

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia22 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Empresas19 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?