Empresas
Braskem: PF conclui inquérito sobre caso sal-gema
Companhia é uma petroquímica.
A Polícia Federal anunciou nesta sexta-feira a conclusão do inquérito sobre crimes relacionados à exploração de sal-gema em Maceió, por parte da Braskem (BRKM5), resultando no indiciamento de 20 pessoas. Em um comunicado breve, a PF não detalhou os nomes dos envolvidos nem especificou os crimes investigados, tampouco mencionou a empresa responsável pela operação.
A exploração de sal-gema no subsolo da capital alagoana foi realizada durante décadas pela companhia, petroquímica que utiliza o material em sua produção de cloro e PVC em uma instalação próxima à cidade. Desde 2018, bairros inteiros de Maceió foram impactados com rachaduras em ruas e edificações, culminando em um grave processo de afundamento do solo que obrigou a remoção de milhares de famílias das áreas de risco.
Com a conclusão do inquérito, os autos foram encaminhados à 2ª Vara Federal de Alagoas para as medidas cabíveis. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o caso também foi notificada sobre o término das apurações, informou a PF em nota.
Braskem (BRKM5)
Em resposta, a Braskem declarou não ter tido acesso completo ao relatório da PF, mas ressaltou que, desde o início das investigações, colaborou fornecendo informações e esclarecimentos. A empresa também afirmou que sempre atuou em conformidade com a legislação e regulamentações do setor, reiterando sua confiança nos colaboradores mencionados no inquérito.
Nos últimos anos, a companhia investiu bilhões de reais em reparações para a cidade de Maceió e para as famílias afetadas pelo afundamento do solo. A PF confirmou que os indiciamentos incluem seis crimes, três dos quais estão previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998).
A empresa
A Braskem é uma das maiores empresas petroquímicas da América Latina e uma das principais produtoras de resinas termoplásticas no mundo, com destaque na fabricação de polietileno, polipropileno e PVC. Fundada em 2002 e com sede no Brasil, a Braskem opera em vários países e atende setores diversos, como o de embalagens, construção civil, automotivo e agronegócio.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia21 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas24 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Tecnologia23 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz