Conecte-se conosco

Empresas

Pague Menos a um passo do upgrade, diz gestora

Análise da Genial.

Publicado

em

Crédito: 6 minutos UOL

A Pague Menos (PGMN3) foi a primeira empresa do varejo farmacêutico a divulgar seus resultados do terceiro trimestre, após o fechamento do pregão do dia 4. “Os números apresentaram uma performance robusta, destacando-se por uma significativa aceleração nas vendas”, informou a Genial Investimentos. A companhia reportou um crescimento de 13,6% nas vendas em lojas comparáveis (Same Store Sales), superando em 114 pontos base nossas projeções. O lucro líquido também foi expressivo, com um aumento de 24,7% em relação às estimativas, beneficiado por uma redução das despesas financeiras mais acentuada do que o esperado.

A possibilidade de a Pague Menos consolidar o melhor desempenho operacional do setor neste trimestre já havia sido discutida, e mesmo com uma projeção superior à média do mercado, a empresa surpreendeu positivamente com a queda no resultado financeiro e a melhora no ciclo de caixa, resultando em uma desalavancagem financeira mais forte do que o previsto.

Embora houvesse uma certa cautela quanto ao cumprimento da meta de alavancagem para o ano, que é inferior a 2,0x da Dívida Líquida sobre o EBITDA, a recuperação significativa da rentabilidade observada neste terceiro trimestre e a otimização do ciclo de caixa indicam que a empresa deve encerrar o ano com um nível de alavancagem mais saudável.

Pague Menos (PGMN3)

A projeção se baseia em um cenário que considera:

  • um ciclo de caixa de 50 dias no quarto trimestre, mantendo os mesmos níveis de estoque dos últimos meses e com melhorias nas condições de fornecimento;
  • a manutenção da venda média por loja em R$ 709 mil mensais; e
  • uma margem EBITDA de 4,9%, que, apesar da pressão, representa um avanço considerável em relação ao ano anterior. Assim, a Pague Menos poderia concluir o ano com uma alavancagem financeira de 1,9x, excluindo antecipações de recebíveis, um cenário bastante plausível.

“À medida que nos aproximamos do final do ano, a Pague Menos está prestes a receber um upgrade em nossa recomendação. Analisaremos as tendências de vendas do quarto trimestre e formularemos expectativas para 2025. Por ora, mantemos a recomendação de “MANUTENÇÃO” com um preço-alvo de R$ 3,10 para os próximos 12 meses”, informou a Genial Investimentos.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS