Empresas
Governo de MG avança em proposta de privatização da Cemig
Querem transformá-la em uma ‘corporation’.
O governo de Minas Gerais enviou dia 14 à Assembleia Legislativa um projeto de lei para privatizar a Cemig (CMIG4), transformando-a em uma “corporation” sem um controlador definido. A proposta está alinhada aos planos do governador Romeu Zema (Novo) de modernizar as estatais Cemig e Copasa (CSMG3), com a intenção de buscar, no futuro, uma possível negociação para a federalização das empresas e, consequentemente, um “maior abatimento da dívida” do Estado com a União.
Essa possibilidade já vinha sendo discutida publicamente, conforme declarações anteriores do secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. O modelo de desestatização proposto prevê que o Estado de Minas Gerais continue como acionista de referência da Cemig, mantendo uma “golden share”, ou seja, um poder de veto sobre as principais decisões da companhia.
De acordo com o governo mineiro, a privatização da Cemig, com a transformação da empresa em uma corporation — similar ao processo ocorrido com a Eletrobras (ELET3) — irá aumentar o valor de mercado da companhia. Com isso, a empresa passaria a ter mais sócios, que ficariam comprometidos a realizar investimentos contínuos em Minas Gerais, visando sempre manter os investimentos acima da desvalorização dos ativos da companhia e melhorar o atendimento a indústrias, clientes rurais e residenciais. A sede da Cemig continuará localizada em Belo Horizonte.
Cemig (CMIG4)
A Companhia Energética de Minas Gerais, mais conhecida como Cemig, é uma das maiores e mais importantes empresas do setor elétrico brasileiro. Fundada em 1952, a Cemig é responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de atuar no setor de gás canalizado. A empresa é a maior distribuidora de energia elétrica do país, atendendo milhões de clientes em Minas Gerais, incluindo residenciais, comerciais e industriais.
Com uma trajetória marcada por forte presença no Estado de Minas Gerais, a Cemig tem desempenhado um papel estratégico no desenvolvimento econômico e social da região, fornecendo energia de forma contínua e investindo em infraestrutura. Ao longo dos anos, a empresa tem se modernizado e diversificado, ampliando suas operações também para o setor de gás, e participando de projetos de energia renovável e de outras soluções energéticas sustentáveis.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio13 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças20 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer