Finanças
8 mitos e verdades sobre energia elétrica que você precisa saber se quiser economizar
Economizar energia vai além do senso comum; veja 8 mitos e verdades sobre consumo e veja o que realmente funciona quando o assunto é economizar.
A economia de energia é um tema que desperta curiosidade e também algumas dúvidas. No dia a dia, muitas práticas relacionadas ao uso de eletricidade se tornam hábitos, mas nem todas são tão eficientes quanto parecem.
Por outro lado, algumas ideias que circulam podem ser apenas mitos sem base real. Entender o que realmente faz diferença ajuda não apenas a reduzir a conta de luz, mas também a adotar hábitos mais sustentáveis.
Mitos e verdades sobre economia de energia
1. Aparelhos em stand-by aumentam o consumo – Verdade
Deixar aparelhos conectados à tomada mesmo sem utilizá-los consome energia. Conhecida como “energia fantasma”, essa prática pode parecer inofensiva, mas representa um impacto acumulado ao longo do mês, chegando a cerca de 10% da conta de luz.
2. Lâmpadas fluorescentes são mais econômicas que as de LED – Mito
Embora sejam mais econômicas que as incandescentes, as fluorescentes não superam as de LED. As lâmpadas de LED oferecem maior eficiência, consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa, o que as torna a melhor escolha.
3. Ventiladores sempre consomem menos que ar-condicionado – Depende
A eficiência do ventilador depende de como ele é usado. O ar-condicionado moderno, especialmente com tecnologia inverter, pode ser mais eficiente em ambientes fechados e por curtos períodos, enquanto os ventiladores gastam menos quando usados pontualmente.
4. Carregar o celular durante toda a noite aumenta o consumo – Mito
O consumo de energia ao carregar o celular por mais tempo do que o necessário é mínimo. Contudo, isso não significa que seja um hábito saudável para a bateria do aparelho, que pode ter sua vida útil reduzida.
5. Usar o chuveiro elétrico no modo verão reduz o gasto – Verdade
A temperatura mais baixa no chuveiro exige menos esforço da resistência elétrica, o que realmente gera economia. Além disso, é uma forma de evitar picos de consumo em horários de maior uso.
6. Abrir a geladeira várias vezes consome mais energia – Verdade
Abrir e fechar a geladeira com frequência faz com que o motor trabalhe mais para manter a temperatura interna. Pequenos ajustes, como organizar os alimentos de forma prática, ajudam a evitar desperdício.
7. Desligar luzes em cômodos vazios é sempre eficiente – Depende
Embora desligar as luzes seja uma boa prática, a economia varia. Lâmpadas fluorescentes, por exemplo, podem gastar mais energia ao serem ligadas repetidamente do que permanecendo acesas por curtos períodos.
8. Trocar eletrodomésticos antigos não faz tanta diferença – Mito
Por último, é verdade que eletrodomésticos antigos consomem muito mais energia do que os modernos. Substituí-los por modelos eficientes com selo Procel pode reduzir significativamente o consumo e os custos a longo prazo.
Como economizar energia de forma eficiente
Trocar as lâmpadas por opções de LED é um passo inicial simples e impactante. Além disso, manter eletrodomésticos em bom estado e ajustá-los às configurações ideais, como o termostato da geladeira, ajuda a evitar desperdícios.
Desconectar aparelhos que não estão sendo usados e optar por chuveiros em temperaturas mais amenas também são ações que, acumuladas, fazem grande diferença. Essas mudanças reduzem não apenas os custos, mas também o impacto ambiental.
-
Artigos2 dias atrás
Quem tem pai ausente pode pedir indenização na justiça? Saiba o que diz a lei
-
Tecnologia21 horas atrás
Recebeu um ‘trava zap’? Cuidado! Saiba como agir para se proteger
-
Saúde20 horas atrás
3 plantas medicinais podem ser a solução para queda de cabelo
-
Agronegócio2 dias atrás
Não troque sua orquídea de vaso sem saber qual é o momento ideal para isso
-
Finanças2 dias atrás
Parcelamento da fatura do cartão de crédito: vale a pena ou é cilada?
-
Agronegócio2 dias atrás
ESSAS foram as maiores fraudes da história do agronegócio no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
É possível alegar usucapião de um imóvel alugado? Descubra agora!
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Imposto de Renda: Receita anuncia nova regra para dedução de despesas médicas