Automobilística
Se quiser evitar acidentes graves, JAMAIS deixe estes itens dentro do carro
Esquecer alguns objetos dentro no carro pode ser perigoso; veja aos quais você deve se atentar – para o seu bem.
Você já parou para pensar nos riscos de deixar determinados objetos dentro do carro? Apesar de parecerem práticas comuns, algumas atitudes podem não ser seguras. Com o aumento da temperatura no interior dos veículos, o perigo aumenta.
Além disso, muitos não percebem que objetos cotidianos podem se tornar ameaças em ambientes fechados e quentes, como o carro. Os motivos são variados.
A seguir, exploramos uma lista de itens que você deve evitar deixar no carro. A segurança é uma prioridade, e pequenas mudanças podem prevenir grandes problemas. Confira!
Itens que você NÃO deve deixar dentro do carro
Tenha muito cuidado com o que você deixa dentro do carro – Imagem: Freepik/Reprodução
Aerossóis e latas sob pressão
Produtos como sprays de cabelo e desodorantes são perigosos em altas temperaturas. Expostos ao calor, a pressão interna aumenta, podendo causar uma ruptura.
A explosão não só danifica o carro, mas também representa risco às pessoas ao redor. Além disso, os gases inflamáveis liberados aumentam o perigo de incêndio.
Isqueiros
Os isqueiros, contendo gás butano, são extremamente inflamáveis. Quando deixados em veículos quentes, há risco de vazamento ou explosão.
Um incidente desse tipo pode iniciar um incêndio no carro, prejudicando estofados e componentes internos. Mesmo isqueiros descartáveis devem ser evitados em ambientes aquecidos.
Bebidas em garrafas de vidro
Embora pareçam inofensivas, garrafas de vidro são problemáticas em dias quentes. O líquido se expande com o calor, aumentando a pressão, o que pode quebrar o vidro.
Isso espalha cacos e líquido, além de oferecer risco de incêndio se a luz se concentrar na garrafa.
Medicamentos
Muitos guardam remédios no carro por conveniência, mas essa prática é arriscada. A maioria dos medicamentos precisa de temperatura controlada para manter sua eficácia.
O calor altera a composição dos princípios ativos, podendo torná-los ineficazes ou prejudiciais, especialmente antibióticos e insulina.
Baterias e dispositivos eletrônicos
Dispositivos eletrônicos contêm baterias de íon-lítio sensíveis ao calor. O superaquecimento pode causar falhas, deformações ou incêndios. Além do risco de explosão, há perda de dados valiosos. É recomendável levar notebooks, tablets e smartphones ao sair do veículo.
Após conhecer os riscos, fica claro que alguns objetos devem ser evitados dentro do carro. A segurança é um investimento contínuo, e estar ciente dos perigos ajuda a proteger você e seu veículo. A prevenção é sempre a melhor escolha.

-
Cotidiano1 dia atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia1 dia atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Bancos2 dias atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Curiosidades2 dias atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Economia2 dias atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]
-
Política13 horas atrás
Parlamento de Portugal cria nova força policial para controle de imigração
-
Curiosidades2 dias atrás
Preço do Big Mac nos Estados Unidos choca consumidores
-
Finanças16 horas atrás
Brasileiros deixam R$ 50 bilhões sem saque no FGTS; como saber quem tem direito?