Conecte-se conosco

Empresas

Raízen coloca projetos de energia solar à venda

Companhia atua no setor de energia.

Publicado

em

A Raízen (RAIZ4), uma das principais empresas do setor sucroalcooleiro, anunciou a conclusão da venda de até 31 projetos de usinas de geração solar distribuída (UFVs) para a Brasol Sistemas de Energia Solar 18 Ltda, com um valor bruto de caixa de cerca de 475 milhões de reais, referente à diferença entre o valor de venda das UFVs e os custos pendentes para o desenvolvimento dos projetos.

A empresa também informou a formalização de um acordo com os acionistas da Raízen Paraguay para reduzir sua participação na operação de Mobilidade no país de 50,0% para até 27,4%, o que permitirá uma economia de até 54 milhões de dólares, que deixará de ser desembolsada até novembro de 2026.

Além disso, a Raízen está avaliando a venda de uma parte de suas usinas de etanol de segunda geração como uma estratégia para levantar recursos para novos investimentos e auxiliar seu principal acionista, o grupo Cosan, a reduzir sua alavancagem. A empresa também considera vender sua participação na Oxxo Brasil, operada pelo Grupo Nós, uma joint venture com a mexicana Fomento Económico Mexicano. A venda da Oxxo seria uma resposta aos desafios enfrentados pela rede no Brasil, incluindo a concorrência online e as altas taxas de juros, o que poderia dificultar a negociação.

Raízen (RAIZ4)

No setor de etanol de segunda geração (E2G), a Raízen está estudando a formação de uma joint venture com um novo parceiro para criar uma unidade de negócios dedicada a esse segmento, incluindo duas fábricas já em operação. O novo sócio investiria capital na unidade, permitindo que a Raízen se beneficie de lucros sem comprometer mais investimentos.

Essas operações fazem parte de um movimento mais amplo da Cosan para melhorar sua estrutura financeira, com a venda de ativos sendo uma das opções consideradas. Além disso, a Cosan, que enfrenta um aumento na alavancagem devido a investimentos não rentáveis, como a aquisição de participação na mineradora Vale, também estuda a venda de sua participação de 4,1% na empresa.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS