Automobilística
Airbags mortais: no Brasil, quase 2 milhões de carros têm recall pendente. O seu é um deles?
Fabricantes como Honda, Toyota, Volkswagen e Nissan têm modelos afetados por defeito nos airbags da Takata. Descubra se o seu carro requer atenção.
Quase dois milhões de veículos no Brasil ainda rodam com airbags defeituosos da Takata, segundo dados do Ministério da Justiça cedidos ao site Autoesporte.
O defeito se dá porque fragmentos metálicos foram projetados contra os motoristas nos dispositivos, o que pode causar ferimentos fatais em caso de acionamento dos airbags.
Desde 2013, foram emitidos 111 chamados de recall para veículos que utilizam os airbags defeituosos. No total, 4.963.232 carros saíram de fábrica com a peça comprometida, e 73% já passaram pelo reparo.
Entretanto, 1.897.047 veículos ainda não foram corrigidos, representando risco tanto para condutores quanto passageiros.
Problema em airbags da Takata
O defeito está no insuflador do airbag, componente responsável por inflar a bolsa de segurança no momento do impacto. A falha ocorre devido à vedação inadequada, permitindo que a umidade degrade o material.
Como resultado, a abertura do airbag pode ser excessiva, fragmentando o metal e lançando pedaços contra os ocupantes do veículo.
Os fragmentos metálicos podem atingir motoristas e passageiros a velocidades de até 320 km/h, causando ferimentos graves, que podem ser comparados a facadas ou projéteis.
O risco se mantém elevado para quem ainda circula com um veículo não reparado, o que reforça a necessidade de atenção ao recall.
Quais marcas tiveram veículos convocados?
O Ministério da Justiça identificou 17 montadoras com modelos afetados pelo defeito dos airbags da Takata no Brasil.
Entre elas, estão:
- Honda Automóveis e Honda Motos
- Toyota
- Volkswagen
- Nissan
- Ford
- Renault
- Audi
- BMW
- Mercedes-Benz
- General Motors
- Mitsubishi
- Jaguar Land Rover
- Porsche
- Caoa Montadora
- Via Itália
- Stellantis
Os veículos que fazem parte do recall estão listados nos sites oficiais das fabricantes e na plataforma da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Como saber se meu carro precisa de recall?
Os serviços de reparo são gratuitos e podem ser verificados através do site do Ministério da Justiça. Para saber se um veículo está na lista, basta inserir o número do chassi ou da placa na plataforma oficial do governo.
Além disso, as montadoras disponibilizam informações detalhadas em seus sites, permitindo que os proprietários façam o agendamento gratuito da troca do airbag defeituoso.
Mesmo após anos de campanhas de recall e alertas de segurança, milhares de veículos ainda circulam sem o reparo adequado, representando um risco potencial para motoristas e passageiros.
-
Política18 horas atrás
PL propõe cancelamento imediato de serviços de celular e internet pela internet
-
Tecnologia2 dias atrás
Deixar o Wi-Fi do celular ligado fora de casa: veja por que fazer isso é arriscado
-
Automobilística2 dias atrás
Dois modelos de carros serão descontinuados pela Volkswagen; veja quais
-
Mundo18 horas atrás
Teste de honestidade feito em 40 países mostra Brasil em posição desfavorável
-
Saúde2 dias atrás
4 tipos de alimentos PERDERAM o selo de saudáveis nos EUA; veja quais
-
Tecnologia2 dias atrás
Venda de íris? Projeto global atrai brasileiros com pagamento em criptomoeda
-
Economia2 dias atrás
Quem ganha R$ 5 mil por mês é da classe média no Brasil? Entenda os critérios
-
Bancos2 dias atrás
Santander cogita deixar o Reino Unido