Conecte-se conosco

Economia

Ibovespa ronda os 105 mil pontos com notícia sobre vacina e vitória de Biden

Às 11:24, o Ibovespa subia 3,24%, a 104.194,78 pontos.

Publicado

em

O Ibovespa tocou alta superior a 4% na sessão desta segunda-feira, avançando os 105 mil pontos por alguns momentos, em meio à boa notícia sobre vacina contra Covid-19 e a vitória do democrata Joe Biden nas eleições para a presidência dos Estados Unidos.

Às 11:24, o Ibovespa subia 3,24%, a 104.194,78 pontos. Na máxima da sessão, chegou a 105.146,56 pontos, nível mais alto intradia desde o final de julho. O volume negociado totalizava 13,7 bilhões de reais.

Nesta segunda-feira,a Pfizer informou que a vacina experimental contra Covid-19 que está desenvolvendo com a BioNTech apresentou 90% de eficácia na prevenção da doença com base em dados iniciais de um estudo amplo.

Os mercados já mostravam positividade com a vitória de Biden por uma diferença que abre pouco espaço para contestação, mas o anúncio da vacina “foi o grande gatilho dessa reação toda”, disse o gestor Werner Roger, sócio na Trígono Capital.

“E aí é o efeito manada…(A bolsa está subindo e) todo mundo embarca no mesmo barco. E o efeito manada acaba sendo um catalisador da alta”, completou.

O democrata Biden venceu a eleição para a presidência dos EUA no sábado, e prometeu que atuará para unificar um país profundamente dividido, mesmo com Donald Trump se recusando a reconhecer a derrota.

Investidores vêem como positiva a vitória do democrata somada um Senado de maioria republicana, combinação que reduz a chance de grandes mudanças de políticas econômicas nos EUA, principalmente ligadas à tributação de grandes empresas do país e do setor de tecnologia.

“Com isso, a incerteza em torno da eleição se dissipou e os investidores recuperaram o apetite pelo risco”, disse Milan Cutkovic, analista de mercados da Axi.

Na cena corporativa brasileira, a temporada continua após o fechamento com resultados de Magazine Luiza, BRF e Yduqs.

Na manhã desta segunda, a pesquisa Focus do Banco Central revelou aumento nas expectativas de inflação de 3,02% para 3,2% em 2020 e de 3,11% para 3,17% em 2021. Já o Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, agora vê a Selic a 2,25% no próximo ano, contra a 2% anteriormente.

Destaques da sessão

GOL PN e AZUL PN tinham alta de 15,1% 10,49%, respectivamente, com os ganhos do Ibovespa sendo capitaneados por setores mais sensíveis aos efeitos da pandemia. CVC BRASIL ON via acréscimo de 11,86%.

PETROBRAS PN saltava 10,18%, acompanhando o avanço dos preços do petróleo no exterior e repercutindo a eficácia da vacina. O futuro do Brent disparava 9,2%, a 43,07 dólares o barril.

MULTIPLAN ON e BRMALLS ON ganhavam 8,79% e 10,28%, respectivamente, na esteira da euforia sobre a vacina da Pfizer. IGUATEMI ON subia 8,74%.

ITAÚ UNIBANCO PN mostrava valorização de 7,2%, com o setor de bancos como um todo em território positivo. FRADESCO PN disparava 6,25%.

LOJAS RENNER ON valorizava-se 11,41%, sendo mais uma a reagir ao noticiário sobre uma vacina contra o coronavírus, à medida que resultados recentes da empresa refletiram o impacto negativo da pandemia em suas operações.

VALE ON tinha elevação de 1,04%, em sessão mista para o setor de mineração e siderurgia. USIMINAS PNA operava estável, mas CSN ON ganhava 2,5% e GERDAU PN recuava 0,09%.

ENJOEI ON (fora do Ibovespa) despencava 6,34% em sua estreia na B3, a 9,60 reais, após precificar IPO a 10,25 reais por ação, no piso da faixa estimada.

SUZANO ON e KLABIN UNIT mostravam queda de 3,27% e 2,53%, respectivamente, acompanhando a queda de mais de 2% do dólar contre o real, com a divida sendo vendida por volta de 5,26 reais.

MAGAZINE LUIZA ON perdia 1,13% antes do resultado trimestral previsto para o fechamento da segunda-feira, acompanhada pela rival B2W ON, que caía 1,69%, ao passo que VIA VAREJO ON avançava 1,04%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS