Empresas
Petrobras amplia frota de navios gaseiros com nova licitação
Companhia é uma estatal.
A Petrobras (PETR3; PETR4) lançou dia 17 uma nova licitação para a compra de oito navios gaseiros, dando continuidade ao Programa de Renovação e Ampliação de Frota. A iniciativa visa reforçar a capacidade de transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e amônia da Transpetro, subsidiária de transporte e logística da estatal. Com essa aquisição, a frota de gaseiros da empresa passará de seis para 14 embarcações.
A licitação, de caráter público e internacional, está dividida em dois lotes: um para cinco navios pressurizados destinados ao transporte de GLP e outro para três navios semirrefrigerados, que poderão carregar tanto GLP quanto amônia. Cada estaleiro ou consórcio concorrente poderá participar de apenas um dos lotes, conforme as regras do processo.
Os navios pressurizados terão capacidades variando entre sete e 14 milhões de litros, enquanto os semirrefrigerados poderão transportar até 10 milhões de litros. Com a ampliação da frota, a capacidade total de transporte aumentará de 36 milhões para 108 milhões de litros. As novas embarcações serão até 20% mais eficientes em consumo de combustível e preparadas para operação em portos eletrificados, contribuindo para uma redução de até 30% nas emissões de gases do efeito estufa.
Expansão do programa
A renovação da frota da Petrobras faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em janeiro deste ano, a estatal já havia contratado quatro navios da classe handy. No fim de 2024, também formalizou a aquisição de 12 embarcações de apoio marítimo (PSVs), a serem construídas em estaleiros de Santa Catarina.
A companhia também planeja contratar mais 20 embarcações nos próximos meses, incluindo dez para apoio e resposta a emergências (OSRVs), oito para inspeção e intervenção em sistemas submarinos (RSVs) e duas para ancoragem de plataformas (AHTS).
Além disso, a Petrobras assinará nesta segunda-feira protocolos de intenção para viabilizar o reaproveitamento de plataformas que serão desmobilizadas. Até 2029, está prevista a desativação de dez unidades, abrindo caminho para novas soluções de reuso no setor.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia23 horas atrás
WhatsApp ganha função de calculadora; veja como funciona
-
Tecnologia1 dia atrás
Usar IPTV pode dar cadeia? Saiba o que diz a lei sobre pirataria
-
Tecnologia2 dias atrás
Por que escolher um celular Samsung, e não um iPhone? Listamos 6 motivos
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem essa moeda de 500 cruzeiros, saiba que ela pode valer uma fortuna
-
Política21 horas atrás
Sem Lula e Bolsonaro, pesquisa eleitoral traz novo panorama para 2026
-
Empresas2 dias atrás
Quanto custa investir em uma franquia da Cacau Show?
-
Agronegócio2 dias atrás
Não precisam de solo: veja como cultivar plantas aéreas em casa
-
Empresas2 dias atrás
TIM é condenada a pagar indenização a cliente por cobrança indevida