Bancos
Pix por Aproximação, do Banco Central, chega dia 28
Disponível em carteiras digitais.
A partir da próxima sexta-feira, 28 de fevereiro, o Banco Central (BC) permitirá que consumidores realizem pagamentos via Pix por aproximação, uma funcionalidade que visa facilitar as transações, assim como já ocorre com os cartões de crédito e débito. Com a nova modalidade, será possível efetuar transferências apenas aproximando o celular da máquina de cartão.
A funcionalidade estará disponível nas carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, permitindo que os consumidores façam pagamentos sem precisar acessar o aplicativo do banco. A solução oferece mais praticidade ao dispensar o uso do aplicativo da instituição financeira para realizar transações.
De acordo com o BC, a nova função será lançada inicialmente para usuários dos produtos do Google e dispositivos Android que tenham conta em bancos participantes do Open Finance. O valor máximo das transações será de R$ 500, mas o limite pode ser ajustado pelo cliente ou personalizado com um valor máximo diário.
Pix por Aproximação
O BC destacou que a disponibilização do Pix por aproximação será facultativa para as carteiras digitais, as instituições financeiras e os provedores de maquininhas. Para saber se a funcionalidade está disponível, o consumidor deverá verificar no aplicativo da sua instituição financeira.
Embora a novidade seja um avanço, o BC reforçou que as outras formas de pagamento via Pix, como o uso de chaves e QR Code, continuarão a ser utilizadas normalmente.
O projeto-piloto do Pix por aproximação foi iniciado em outubro do ano passado, inicialmente liberado de forma gradual para correntistas de uma instituição financeira. Durante o piloto, os clientes puderam realizar compras apenas aproximando seus celulares das maquininhas da Cielo, em estabelecimentos comerciais selecionados em Brasília e São Paulo.
Como Funciona?
Para ativar o Pix por aproximação na carteira digital, o usuário precisa vincular sua conta bancária à carteira digital, processo similar ao utilizado para vincular cartões de pagamento. Após vincular a conta, o cliente será redirecionado para a instituição financeira para confirmar a autorização.
No momento do pagamento, o consumidor deve escolher a opção de pagamento via Pix, aproximar o celular da maquininha, conferir as informações do pagamento e confirmar a transação.

-
Saúde2 dias atrás
Azeites de oliva de duas marcas são proibidos no Brasil; veja quais
-
Saúde1 dia atrás
Novo coronavírus encontrado na China pode ameaçar humanos, alertam cientistas
-
Finanças22 horas atrás
Nem todas as dívidas somem após a morte: saiba quais ainda podem ser cobradas
-
Política1 dia atrás
Eleição na Alemanha: por que Elon Musk acredita que o país pode mudar o mundo?
-
Finanças2 dias atrás
Seu troco com moedinhas de 5 centavos pode valer mais do que parece
-
Automobilística1 dia atrás
Adeus, cadeirinha! A partir de quantos anos meu filho pode usar só o cinto?
-
Tecnologia11 horas atrás
Proteja suas finanças: aprenda a esconder o app do banco no celular
-
Política1 dia atrás
Como e até que ponto a Ucrânia vai aguentar a guerra contra Rússia?