Automobilística
Quais estados brasileiros incentivam a aquisição de carros híbridos e elétricos?
Saiba se o seu estado oferece descontos no IPVA ou outros benefícios para quem possui esse tipo de carro.
A busca por alternativas sustentáveis no setor automotivo tem impulsionado o aumento da presença de carros elétricos e híbridos nas ruas.
No Brasil, além dos benefícios ambientais, há também vantagens econômicas. Isso porque diversos estados oferecem isenções ou descontos no IPVA para esses veículos, incentivando sua adoção pelo consumidor.
Doze estados brasileiros adotaram, até agora, políticas de incentivo fiscal para veículos elétricos. Entretanto, ainda há estados que não oferecem qualquer benefício a quem adquire um desses modelos.
A distribuição das políticas é desigual, mas há regiões que se destacam pela generosidade com os proprietários de elétricos e híbridos.
Regiões que oferecem benefícios para quem tem carro elétrico
Imagem: Freepik/reprodução
Norte e Centro-Oeste
O Amapá se destaca ao isentar completamente o IPVA de carros elétricos e híbridos até 2026. O Distrito Federal segue a mesma linha, oferecendo isenção total sem restrições. No Amazonas, há uma redução na alíquota para 3%.
Sudeste
No Sudeste, São Paulo oferece desconto, mas apenas para registros na capital. O Rio de Janeiro apresenta taxas reduzidas de IPVA: 1,5% para híbridos e 0,5% para elétricos.
Minas Gerais, por outro lado, condiciona a isenção à fabricação estadual do veículo, o que limita a aplicabilidade da regra.
Nordeste
Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí são estados do Nordeste que apresentam alguma forma de incentivo.
Enquanto Alagoas oferece isenção no primeiro ano, a Bahia isenta veículos de até R$ 300 mil. Maranhão e Pernambuco isentam apenas veículos elétricos.
Sul
O Rio Grande do Sul é o único estado do Sul a oferecer isenção de IPVA para veículos elétricos há duas décadas. Entretanto, híbridos não recebem a mesma vantagem.
Estados sem benefícios
Por outro lado, 11 estados ainda não adotaram políticas de incentivo. Acre, Roraima, Pará, Rondônia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Santa Catarina não oferecem isenção ou desconto no IPVA para elétricos ou híbridos.
Com a crescente demanda por soluções sustentáveis, a tendência é que mais estados passem a adotar políticas de incentivo a veículos elétricos e híbridos.
A economia no consumo de combustível e os benefícios fiscais tornam esses veículos cada vez mais atraentes, contribuindo para um futuro mais sustentável.

-
Empresas1 dia atrás
Grande rede de supermercados encerra atividades após 40 anos e faz demissão em massa
-
Economia1 dia atrás
10 países com o PIOR salário mínimo do mundo; 1º lugar paga R$ 77,21 por mês
-
Economia21 horas atrás
Vai deixar bens para os filhos? Veja como escapar da ‘mordida’ do novo imposto sobre herança
-
Finanças1 dia atrás
Afinal, quanto custa morar sozinho no Brasil?
-
Mercado de Trabalho9 horas atrás
Lei trabalhista de 2025 garante 12 tipos de faltas justificadas sem desconto salarial
-
Finanças7 horas atrás
Este milionário faz 3 coisas com o dinheiro que quase ninguém faz (e funciona)
-
MEI12 horas atrás
Seu trabalho permite MEI? Veja as profissões que não entram nessa categoria
-
Mercado de Trabalho9 horas atrás
10 profissões com altos salários iniciais fora da área de tecnologia