Economia
Reino Unido se torna o maior mercado de carros elétricos da Europa
País desbancou a Alemanha.
O Reino Unido superou a Alemanha e se tornou o maior mercado de carros elétricos da Europa, registrando 381.970 novos veículos totalmente elétricos em 2024, um aumento de 21% em relação ao ano anterior, conforme dados do grupo industrial SMMT. Este número ultrapassou os 380.609 carros vendidos na Alemanha, onde os registros de veículos elétricos caíram mais de 25%, de acordo com a autoridade automóvel KBA.
O crescimento no Reino Unido reflete o esforço das fabricantes de automóveis para cumprir as metas de vendas de carros elétricos estabelecidas pelo governo. As fabricantes enfrentam penalidades de até 15.000 libras (cerca de 18.000 euros) por veículo caso não atinjam os objetivos de vendas, embora haja a possibilidade de negociar créditos e superar as exigências nos anos seguintes para evitar multas.
No entanto, na Alemanha, as vendas de carros elétricos diminuíram em 2024, principalmente devido ao fim dos incentivos à compra, que se encerraram no final do ano passado. Os incentivos para condutores empresariais terminaram em setembro de 2023, enquanto os para compradores particulares expiraram em dezembro. Além disso, mercados como a Suécia, França e Irlanda também apresentaram resultados abaixo das expectativas, em grande parte devido aos cortes nos subsídios e à escassez de modelos acessíveis.
Reino Unido
Apesar de uma queda no número de vendas em alguns países, o Reino Unido registrou um aumento significativo nas vendas de carros elétricos no mês de dezembro, o que fez a participação global de veículos elétricos no país atingir 19,6% no ano, embora ainda abaixo da meta de 22%. Para 2025, o governo do Reino Unido aumentou a meta para 28%, e as fabricantes continuam a reduzir preços para cumprir as exigências e evitar as multas.
Em contrapartida, na Alemanha, os carros elétricos representaram apenas 13,5% dos registros em 2024. Em resposta, o governo britânico está revisando as regras, o que poderá oferecer maior flexibilidade para as fabricantes cumprirem as novas metas de vendas.
(Com Agências Internacionais).
-
Loterias2 dias atrás
Mega da Virada: como ganhadores podem perder o prêmio milionário por desatenção
-
Política24 horas atrás
Quem vai concorrer à presidência do Brasil em 2026? O que se sabe até agora
-
Investimentos17 horas atrás
Vida na Itália: o que ninguém te conta sobre comprar casas de 1 euro
-
Mundo2 dias atrás
Cidade japonesa adota medidas drásticas contra turismo excessivo
-
Cotidiano2 dias atrás
Mudanças climáticas: Brasil está em alerta para calor extremo
-
Agronegócio23 horas atrás
Elimine formigas do seu jardim com um simples ingrediente culinário
-
MEI2 dias atrás
Nova regra do Pix e MEI: o que muda para o microempreendedor?
-
Saúde2 dias atrás
Feng Shui e decoração: conheça as plantas perfeitas para atrair harmonia na entrada do lar