Economia
Brasil registra abertura de 433 mil MPEs em fevereiro, alta de 27%
Levantamento do Sebrae.
O Brasil registrou a abertura de mais de 433 mil pequenos negócios no mês de fevereiro, um aumento de 27% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram abertas 354 mil empresas desse porte. Os dados são de um levantamento realizado pelo Sebrae, com base no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), da Receita Federal do Brasil (RFB).
Entre os novos empreendimentos, destacam-se os microempreendedores individuais (MEI), as microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP), que juntas representam 96,7% do total de empresas abertas no mês passado. Ao todo, considerando negócios de todos os portes, o país já soma mais de 1 milhão de novas empresas abertas em 2025.
Confiança na economia motiva empreendedores
O presidente do Sebrae, Décio Lima, atribui o crescimento ao aumento da confiança dos empreendedores nos rumos da economia brasileira. “Os números mostram que os empreendedores se sentem mais confiantes com os rumos da nossa economia. Eles estão mais motivados a entrar no mundo do empreendedorismo com investimentos e fazendo a economia girar”, afirmou Lima.
Ele destacou que a criação de novos negócios representa um impacto positivo na geração de empregos, no aumento da arrecadação e na movimentação da economia, promovendo inclusão social. O Sebrae, segundo ele, está preparado para apoiar os novos empreendedores, após ter realizado mais de 60 milhões de atendimentos em 2024.
Principais setores em destaque
Os setores que mais se destacaram na criação de novos negócios em fevereiro foram transporte rodoviário de carga, atividades de entrega e serviços de beleza, no caso dos MEIs. Já entre as micro e pequenas empresas (MPE), as atividades mais recorrentes foram publicidade, serviços de saúde (exceto médicos e odontólogos) e estabelecimentos de alimentação e bebidas.
Atividades que lideraram na abertura de novas empresas
Microempreendedores Individuais (MEI):
- Transporte Rodoviário de Carga: 15,9 mil
- Atividades de Malote e de Entrega: 15,2 mil
- Cabeleireiros e Serviços de Beleza: 14,9 mil
Micro e Pequenas Empresas (MPE):
- Atividades de Publicidade: 7,6 mil
- Atividades de Saúde (exceto médicos e odontólogos): 7,2 mil
- Restaurantes e Estabelecimentos de Alimentação e Bebidas: 7 mil
O crescimento no número de pequenos negócios reforça a tendência de formalização e dinamismo no mercado brasileiro, refletindo a disposição dos empreendedores de aproveitar oportunidades mesmo diante de desafios econômicos.
(Com Agência Sebrae).

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