Economia
Produção de veículos no Brasil cresce 14,8% no início de 2025
Levantamento da Anfavea.
A produção de veículos automotores no Brasil registrou um crescimento significativo de 14,8% nos dois primeiros meses de 2025, alcançando 392,9 mil unidades, conforme divulgado dia 14 pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Esse aumento é parcialmente atribuído à recuperação das exportações, especialmente para a Argentina, que impulsionaram os números.
A Anfavea destaca que as exportações de veículos cresceram 172% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 76,7 mil unidades enviadas ao exterior, 55% a mais do que nos dois primeiros meses de 2024. Desses, 62% foram destinados à Argentina. O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, ressaltou que esse bom desempenho das exportações é crucial para o crescimento da produção nacional.
No mercado interno, as vendas de veículos também apresentaram alta de 19%, atingindo 356,2 mil unidades. Leite apontou que um fator importante para esse aumento foi a maior presença de veículos importados, que já representam mais de 21% do volume de vendas, um patamar não visto desde 2012. A maior parte desse crescimento se deve aos modelos eletrificados, especialmente os de origem chinesa, que têm conquistado cada vez mais espaço no Brasil.
Segmentos
O segmento de veículos pesados, como ônibus, foi outro destaque. A produção e os emplacamentos cresceram 11% e 50%, respectivamente, comparado ao mesmo período de 2024. A Anfavea atribui esse crescimento à demanda gerada pelo programa Caminho da Escola e pelo reaquecimento do transporte municipal.
Além da produção de veículos, o setor industrial como um todo também apresentou resultados positivos. O faturamento real da indústria de transformação cresceu 3,3% em janeiro de 2025, descontada a inflação, comparado a dezembro do ano passado. Esse aumento reflete a alta demanda por bens industrializados, embora a Confederação Nacional da Indústria (CNI) advirta que será difícil manter esse ritmo devido à desaceleração econômica provocada pelos aumentos na taxa de juros.
Apesar do bom desempenho da indústria, o mercado de trabalho no setor não acompanhou o mesmo ritmo. Em janeiro, o número de postos de trabalho na indústria aumentou apenas 0,1%, e a massa salarial caiu 0,3%. A CNI prevê que a alta no emprego industrial deverá desacelerar nos próximos meses devido ao impacto das políticas monetárias.
(Com Agência Brasil).

-
Política10 horas atrás
Você sabia que o idioma oficial dos Estados Unidos NÃO era o inglês?
-
Artigos2 horas atrás
Para quem fica a herança de um solteiro que não teve filhos?
-
Mundo20 horas atrás
Mesmo sem exército, país sul-americano é um dos mais tranquilos do mundo
-
Finanças2 dias atrás
Lei garante 50% de desconto em taxas para quem adquire 1º imóvel
-
Artigos1 dia atrás
Quando um herdeiro pode perder o direito à herança?
-
Economia20 horas atrás
Qual estado tem a maior renda per capita no Brasil? E a menor?
-
Finanças1 dia atrás
A lei permite cobrar taxa da maquininha do cliente? Conheça as regras
-
Empresas2 dias atrás
Concurso elege a melhor cerveja do Brasil. Você concorda?