Empresas
Natura reduz prejuízo para R$ 439 milhões no 4TRI24
Companhia atua em cosméticos e perfumaria.
A Natura (NTCO3) encerrou o quarto trimestre de 2024 com um prejuízo líquido de R$ 439 milhões, uma redução expressiva de 83,5% em comparação ao prejuízo de R$ 2,7 bilhões registrado no mesmo período de 2023. A companhia atribuiu a melhora nos resultados ao crescimento sólido no Brasil e em mercados hispânicos, além de uma gestão mais eficiente das operações.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) recorrente foi de R$ 703 milhões, mas ajustes não operacionais negativos de R$ 843 milhões comprometeram o resultado final. Esses ajustes estão relacionados principalmente ao apoio financeiro da Natura &Co à Avon Products Inc. (API) durante o processo de reestruturação voluntária (Chapter 11) nos Estados Unidos, além de investimentos na integração da Onda 2 e perdas de R$ 114 milhões referentes a operações descontinuadas.
A receita líquida da Natura no trimestre alcançou R$ 7,7 bilhões, um aumento de 16,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, e de 11,4% quando excluída a Argentina. Em termos nominais, o crescimento chegou a 63,1%. A empresa destacou que o avanço é reflexo do crescimento de 21,1% no Brasil, além de um desempenho positivo de dois dígitos nos mercados hispânicos, exceto a Argentina. Por outro lado, houve estabilidade na divisão Avon CFT no Brasil e queda contínua nos mercados hispânicos da Avon e na categoria Casa & Estilo.
A empresa
Fundada em 1969, a Natura é uma das maiores empresas de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal do Brasil, com sede em São Paulo. Inicialmente focada na venda direta, a companhia expandiu suas operações com um modelo híbrido, que combina vendas online e presenciais. Em 2020, consolidou-se como um dos maiores grupos globais de beleza com a criação da holding Natura &Co, após adquirir marcas icônicas como The Body Shop e Avon Products Inc.
A filosofia da Natura está pautada na sustentabilidade e na valorização da biodiversidade brasileira, com forte atuação na Amazônia e foco na preservação ambiental. A companhia investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos que aliam inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental.
Atualmente, a Natura &Co é um conglomerado que reúne as marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop, consolidando-se como um dos maiores grupos de cosméticos do mundo. A estratégia da holding busca fortalecer a presença global e integrar as operações das marcas adquiridas, mantendo o compromisso com práticas sustentáveis e o desenvolvimento socioambiental.

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