Conecte-se conosco

Economia

Lula busca ampliar exportação de carne bovina ao Japão

País é uma das principais economias do mundo.

Publicado

em

Durante visita oficial ao Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, para discutir a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira. O premiê sugeriu a criação de um grupo para acompanhar o setor e manifestou disposição em enviar especialistas sanitários ao Brasil para avançar nas etapas de liberação da importação. A demanda histórica dos produtores brasileiros foi um dos principais temas do encontro entre os líderes no Palácio Akasaka, em Tóquio.

Atualmente, o Japão importa cerca de 70% da carne bovina que consome, movimentando aproximadamente US$ 4 bilhões ao ano. Desse total, 80% vêm dos Estados Unidos e da Austrália. O Brasil tenta há mais de 20 anos acessar esse mercado e, com a recente certificação de país livre de febre aftosa sem vacinação, busca consolidar sua posição como fornecedor qualificado. No entanto, o fim da vacinação exige protocolos sanitários mais rígidos, que precisam ser aprovados por autoridades internacionais. A homologação do novo status sanitário deve ocorrer em maio deste ano, durante a assembleia-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Além do tema agropecuário, Lula defendeu no Fórum Empresarial Brasil-Japão uma maior aproximação econômica entre os países e criticou políticas protecionistas e o crescimento do negacionismo climático. O presidente destacou que o Brasil vive um momento de estabilidade política e econômica e chamou os empresários japoneses a investirem no país. Durante o evento, foi anunciado um acordo entre a Embraer e a All Nippon Airways (ANA), a maior companhia aérea japonesa, para a compra de 20 jatos E-190, reforçando o papel da indústria brasileira no mercado asiático.

Lula no Japão

A visita de Lula ao Japão, a primeira de um chefe de Estado brasileiro ao país desde 2019, também resultou na assinatura de dez acordos de cooperação em áreas como comércio, indústria e meio ambiente, além de outros 80 compromissos entre empresas, bancos e universidades dos dois países. Como parte da agenda diplomática, o governo japonês anunciou a intenção de enviar uma missão técnica ao Brasil para avaliar as condições da produção de carne bovina, passo essencial para viabilizar a exportação do produto ao mercado japonês.

Após reuniões e encontros com líderes empresariais e políticos, Lula seguiu com sua comitiva para o Vietnã, onde dará continuidade à agenda diplomática na Ásia.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS