Economia
Autoridades de bancos centrais analisam seu novo papel em meio a mudanças
Autoridades tentarão entender que novo papel elas devem desempenhar neste novo mundo.
Autoridades de bancos centrais do mundo buscarão resolver questões existenciais de sua profissão nesta semana, conforme acompanham o simpósio anual de política monetária do Banco Central Europeu, deixando de lado brevemente o enfrentamento à crise do coronavírus.
Batalhando para elevar a inflação fraca por anos, autoridades que incluem os chefes do BCE, Federal Reserve e Banco da Inglaterra tentarão entender por que a política monetária não está funcionando como antes e que novo papel elas devem desempenhar neste novo mundo, seja enfrentando a desigualdade ou transformações climáticas.
No momento, o único consenso é a transformação na ordem econômica.
Os hábitos dos consumidores estão sendo mudados por globalização, mudança climática, digitalização, envelhecimento da população, avanço da desigualdade e a pandemia de coronavírus, o que mantém os preços sob controle e derrubam, às vezes abaixo de zero, a taxa de juros necessária para manter a inflação estável.
“Quaisquer que sejam os fatores estruturais que se escondem por trás do declínio observado nas taxas de juros naturais, a tendência de queda representa desafios importantes para as estruturas de política monetária existentes”, aponta o professor da Universidade de Mannheim, Klaus Adam, em um artigo que será apresentado no simpósio.
A constante falha dos bancos centrais em bater suas metas está começando a desafiar o princípio fundamental da teoria monetária que diz que a inflação é sempre um fator de sua política e que os preços sobem com a redução do desemprego.
É fato que o BCE e o Banco do Japão mantiveram as taxas negativas por anos, revertendo a prática padrão ao recompensar efetivamente os bancos por contratarem empréstimos deles.
Os dois bancos mais do que dobraram seus balanços desde 2015 para quase 15 trilhões de dólares, o que preocupa alguns, ficando cada vez mais perto do financiamento direto dos governos.
Mas inflação quase não saiu do lugar mesmo antes da pandemia e agora está negativa na União Europeia.
Apesar do Fed ter atingido sua meta ele nunca chegou a normalizar a política monetária, e, com a pandemia encolhendo o as economias mundiais, ele também está testando seus limites ao elevar a dívida do governo.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia13 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política16 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira