Conecte-se conosco

Bancos

BTG Pactual adquire unidade de gestão de fortunas da JGP

O valor da operação não foi divulgado.

Publicado

em

Crédito: Suno

O BTG Pactual (BPAC11) anunciou a compra da área de wealth management da gestora JGP, fundada pelo experiente investidor André Jakurski. A operação, cujo valor não foi divulgado, envolve a transferência integral da equipe de gestão de patrimônio da JGP para o BTG, levando junto uma carteira de R$ 18 bilhões em ativos sob custódia.

Apesar da venda do braço de wealth, a JGP continuará operando como gestora de recursos independente, mantendo seus fundos disponíveis no mercado. Já Jakurski assumirá um novo papel dentro do BTG: ele será o líder do comitê de investimentos da área de gestão de fortunas do banco.

A movimentação marca a reaproximação entre dois nomes históricos do mercado financeiro brasileiro. Fundador da JGP em 1998, André Jakurski foi também um dos criadores do banco Pactual nos anos 1980, instituição que viria a se transformar no BTG Pactual. Naquela época, André Esteves — hoje chairman do BTG — começou sua carreira como estagiário no banco e rapidamente se tornou sócio. A volta de Jakurski ao BTG, portanto, simboliza a renovação de uma parceria que ajudou a moldar o mercado financeiro do país.

Quem é André Jakurski

André Jakurski é um dos investidores mais respeitados do Brasil, com uma carreira marcada por pioneirismo e consistência. Formado em Engenharia pela PUC-Rio, com mestrado em Economia pela Universidade de Chicago, iniciou sua trajetória no Banco Garantia antes de fundar, em 1983, o Banco Pactual, ao lado de Luiz Cezar Fernandes e Paulo Guedes. Com visão estratégica e foco em macroeconomia, consolidou-se como um dos gestores mais admirados do país.

Em 1998, deixou o Pactual e fundou a JGP, inicialmente como uma gestora voltada à gestão macro, expandindo depois para outras frentes, como ações, crédito e gestão de fortunas. Ao longo dos anos, construiu uma reputação de excelência na análise de cenários globais e disciplina na alocação de recursos.

A sua volta ao BTG, agora em um papel estratégico, reforça a busca do banco por aliar tradição, sofisticação e performance na gestão de fortunas de alta renda.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS