Commodities
Demanda por petróleo não deve ter impulso com vacina antes de meados de 2021
De acordo com a IEA, até o momento, as projeções não antecipam um impacto significativo no primeiro semestre de 2021.
A demanda global por petróleo não deve ter um impulso significativo a partir do desenvolvimento de vacinas contra Covid-19 antes de meados de 2021, de acordo com o relatório mensal da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) divulgado nesta quinta-feira, em uma visão que deve pesar sobre os preços do produto, que avançaram desde notícias sobre progresso na vacina nesta semana.
“Está muito longe para saber quando e como as vacinas permitirão a retomada da vida normal. Por enquanto, nossas projeções não antecipam um impacto significativo no primeiro semestre de 2021”, disse o texto.
“As fracas perspectivas de demanda e a produção em alta em alguns países…sugerem que os fundamentos atuais são muito fracos para oferecer um apoio firme para os preços”, acrescentou a IEA.
Embora tenha destacado que países da OCDE reduziram modestamente seus estoques de petróleo durante dois meses consecutivos até setembro, a IEA ressaltou que os níveis de armazenamento da commodity ainda não estão longe dos picos atingidos em maio, sob forte impacto da pandemia.
A agência mencionou o crescimento no número de casos de Covid-19 na Europa e nos Estados Unidos e a imposição de novas medidas de “lockdown” para revisar sua projeção para a demanda global por petróleo em 2020 em 400 mil barris por dia na comparação com sua estimativa anterior.
Os planos da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e de seus aliados como a Rússia para eventualmente reduzir seus cortes de oferta de petróleo podem também ser um indício de que muito petróleo ainda continuará em estoque.
“A menos que os fundamentos mudem, a tarefa de reequilibrar o mercado terá um progresso lento”, declarou a agência.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças19 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Finanças12 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Política2 dias atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política17 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Economia2 dias atrás
PIS/PASEP esquecido? Descubra se você tem direito e como sacar