Economia
Inadimplência de estatais da China desencadeia liquidação nos mercados e temores de crise
Normalmente, os investidores consideram os títulos emitidos por empresas estatais como menos arriscados devido ao apoio do governo.
Os bancos e gestores de fundos chineses se desfizeram de suas carteiras em títulos corporativos mais arriscados nesta sexta-feira. Isso porque a inadimplência de empresas estatais de alto nível gerou ondas de choque no mercado de títulos corporativos doméstico.
Segundo analistas, com o aumento dos rendimentos dos títulos de baixa classificação, o calote sugere que as autoridades estavam voltando a limpar o acúmulo excessivo de dívidas em uma economia que está voltando a crescer após a crise da pandemia de coronavírus.
Uma mineradora chinesa que deixou de quitar sua dívida esta semana, por exemplo, cancelou uma reunião de investidores, marcada para esta sexta-feira, por temer que se tornasse caótica depois que muitos credores aparecessem.
Normalmente, os investidores consideram os títulos emitidos por empresas estatais como menos arriscados devido ao apoio do governo.
No entanto, a recente inadimplência de empresas como a Yongcheng Coal & Electricity Holding Group e outros órgãos do governo desencadeou uma liquidação esta semana de dívidas emitidas por empresas estatais, aumentando assim os temores de uma crise de crédito em andamento.
“Depois que o ambiente de crédito é destruído, é muito difícil reconstruir a confiança”, afirmou Qu Qing, analista da Jianghai Securities.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio10 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Finanças17 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer