Conecte-se conosco

Economia

Pronampe e microcrédito estão no plano do governo para PMEs e MEIs em 2021

Bolsonaro quer manter programas que auxiliam pequenas, médias empresas e microempreendedores informais.

Publicado

em

Vem aí um novo Refis. Sua empresa já está preparada?

O Pronampe, programa criado na pandemia de Covid-19 para socorrer pequenas e médias empresas e microempreendedores individuais deve continuar em 2021. O presidente Jair Bolsonaro concordou em manter o benefício, mas com as taxas de juros e garantias do Tesouro alteradas, com a ideia de que as garantias diminuam e as taxas aumentem. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deu o sinal verde para a continuação dos programas. Segundo ele, a perspectiva principal é transformar a economia em um crescimento sustentável e minimizar a inflação. Após o primeiro turno das eleições municipais, que acontece no próximo domingo (15), o assunto será tratado com maior força.

Maiores detalhes são avaliados pela equipe econômica. Nas discussões do orçamento no ano que vem, será debatida a questão do alcance. O governo também analisa colocar em vigor o programa PEAC-Maquininhas, que se trata de uma modalidade de crédito garantido por vendas com máquinas de pagamento digital para microempreendedores individuais (MEI). 

O novo plano do governo também irá regulamentar o Sistema Nacional de Garantias e permitirá que pequenas e médias empresas consigam maiores garantias para crédito, facilitando a negociação de juros com o banco. Assim, poderão negociar de uma forma menos burocrática e alcançar crédito sem inúmeras exigências.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS